A noite deste sábado, 12, foi marcada pela entrega do Prêmio Excelência Editorial ADI-RS, em que o Grupo A Hora se destacou ao conquistar o primeiro e o segundo lugar na categoria tema livre. Nesta edição de 2024, o jornal foi reconhecido pelas reportagens “De duras lembranças à evolução em 200 anos”, que aborda a imigração alemã no Rio Grande do Sul, e “Região vive expectativa de reconectar cidades”, que retrata a reconstrução da Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio. A cerimônia de premiação ocorreu durante o 26º Congresso dos Diários do Sul do Brasil.
“O prêmio reconhece o jornalismo profissional e que está comprometido com temas relevantes da comunidade. Ao serem escolhidos em meio a publicações de todo o estado é mais um estímulo para a produção exclusiva”, ressalta o editor-chefe a central de jornalismo, Felipe Neitzke.
A matéria que recebeu o 1º lugar é de autoria de Bibiana Faleiro e Raica Franz Weiss e foi publicada no dia 25 de julho de 2024, quando o estado comemorou os 200 anos da imigração alemã. Em duas páginas, a reportagem narra a saga dos pioneiros que se estabeleceram primeiro na Região Metropolitana e depois seguiram para o Vale do Taquari. Aqui, ainda hoje, seu legado é preservado na arquitetura, nos costumes e na história de milhares de descendentes.
O 2º lugar ficou com a matéria publicada no dia 8 de junho de 2024, um dia antes do restabelecimento da travessia entre Lajeado e Arroio do Meio pela Ponte de Ferro. De autoria de Mateus Souza e Raica Franz Weiss, a reportagem narra os dias de reconstrução da estrutura, levada pela grande enchente de maio de 2024, e contextualiza sua importância, tanto histórica quanto atual, para o Vale do Taquari.