Os prefeitos dos municípios que compõem a microrregião do G7 se reuniram pela primeira vez neste ano na sexta-feira passada, 19. O encontro ocorreu em Colinas, após a inauguração das placas turísticas que padronizam as informações nas sete cidades. Durante a reunião, os gestores expressaram o incômodo relacionado ao emaranhado de fios nos postes das localidades.
A demanda foi apontada por todos os representantes. Além da questão estética, que na opinião deles afeta a beleza das cidades, também citaram os riscos causados, pelos fios pendurados, à população. O prefeito de Colinas e presidente do G7, Sandro Herrmann, afirma que o grupo deve se organizar para cobrar soluções das concessionárias de energia e empresas de telefonia.
“Em muitos casos, são fios que não servem para mais nada e acumulam espaço. Temos essa preocupação porque podem ser arrebentados e oferecer perigo às pessoas”, afirma o presidente. Devido ao excesso de material nos postes e o constante manuseio pelas empresas, em alguns casos, a fiação fica ao alcance dos veículos de grande porte, apontam os gestores.
A expectativa do G7 é reunir representantes das empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica na próxima reunião. “Queremos buscar essa orientação junto às concessionárias porque são elas as detentoras dos postes e cedem o espaço para as redes de telefonia e internet”, explica Herrmann.
Os gestores também devem abordar o fornecimento da rede de telefone nos municípios. “A maioria das cidades registra o sinal muito fraco, principalmente em localidades do interior”, esclarece. Além das concessionárias de energia, prestadores de serviços telefônicos e de internet devem ser convidados. Cada prefeitura deve fazer um levantamento das empresas atuantes nas cidades.
Placas inauguradas
Colinas avança na padronização de informações relacionadas ao turismo e lançou as placas turísticas do grupo G7. O ato de inauguração ocorreu na ERS-129, no limite entre Colinas e Estrela. O projeto busca promover os destaques de cada município com objetivo de desenvolver o turismo na microrregião.
Colinas é a quarta cidade do grupo a receber a iniciativa, que começou por Imigrante. Poço das Antas e Westfália também já contam com as placas informativas. Na sequência, o projeto deve avançar até, Fazenda Vilanova, Teutônia e Paverama.
Com o objetivo de impulsionar o turismo na microrregião, a proposta surgiu em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Cooperativa Sicredi Ouro Branco. O investimento total é de R$ 500 mil e a sinalização faz parte do programa Acelera Turismo.