Jornal Nova Geração

HE amplia em 73% os leitos da Unidade de Internação Covid

(Foto: Divulgação)

ESTRELA – Nesta semana, pela primeira vez, o Hospital Estrela chegou a 100% de uso dos respiradores na UTI Adulto. Desde quarta-feira, todos os pacientes que ocupam os leitos estão necessitando dos aparelhos. Além disso, depois de chegar a ocupação máxima na UTI no fim de fevereiro, o HE registrou, no dia 4, a ocupação máxima dos leitos da Unidade de Internação Covid, sendo necessária a ampliação de 15 para 26 lugares. Por conta disso, nesta quinta-feira, ainda sobravam quatro vagas.

Espera por leito

A lotação, não só em Estrela, mas no Estado, faz com que pacientes tenham que aguardar por leito intensivo. No HE, eles ficam em leitos de sala crítica, semelhante à UTI. Foi nessa situação que uma paciente, de 71 anos, moradora de Estrela, faleceu. Ela deu entrada na instituição na sexta-feira e faleceu na terça.

Nesta quinta-feira, havia, no Pronto Socorro, quatro pacientes esperando por leito de UTI, sendo três em sala crítica em ventilação mecânica e um em suporte ventilatório. Se considerados os números do RS, a quantidade de pacientes aguardando é infinitamente maior. Isso porque, neste ano, a média de dias em que o paciente fica na UTI está em 10,7 dias, dificultando a rotatividade.

“Estamos utilizando todos os recursos disponíveis para dar o melhor atendimento. Além dos 20 leitos de UTI, o hospital estruturou, no PS, quatro leitos críticos para manter os pacientes enquanto aguardam pela UTI. Neste momento, três destes estão ocupados e nos traz grande preocupação o fato de outros pacientes necessitarem da estrutura e não podermos ofertar um leito adequado”, destaca o gerente assistencial do HE, Johnnie Locatelli.
“Além do aumento de internados, a complexidade dos pacientes agravou, exigindo ainda mais dos profissionais. E mesmo após a vacina, seguem tendo afastamentos de funcionários pela Covid, reduzindo a força de trabalho.”

Reforço de funcionários

A Secretaria de Saúde de Estrela cedeu, temporariamente, dez funcionários do quadro de alguns setores municipais, como técnicos de enfermagem e enfermeiros, ao HE, para reforçar o atendimento. O prazo inicial deve se estender até segunda-feira, dia 15, mas poderá ser prorrogado. Para tanto, estão fechadas temporariamente as unidades do ESF dos bairros Imigrantes, Indústrias e Moinhos.

Situação nos municípios

Enquanto isso, de acordo com o levantamento de Estrela, os casos ativos (pessoas infectadas) só crescem desde 1º março. Fazenda Vilanova também segue com alta nos ativos. Bom Retiro do Sul teve maior número de infectados no dia 4, com 82, mas nesta quinta estava com 52. Em Colinas, os casos ativos estão baixando desde 1º de março, quando tinha 47 infectados. Em Imigrante também era registrada redução desde o dia 3, mas nesta quinta-feira novamente houve aumento.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: