Oito mulheres foram agraciadas durante a segunda edição do “Troféu Mulher que Faz”. A homenagem ocorreu após sessão ordinária na câmara de vereadores, nessa segunda-feira, 6, e reuniu centenas de pessoas. Além de incentivar o protagonismo feminino, o objetivo do prêmio é evidenciar a trajetória de cada personalidade e a contribuição para o desenvolvimento nos aspectos econômico, social e cultural de Fazenda Vilanova.
De autoria das parlamentares Ângela Bilhar (PP) e Vanice Inêz Drebes (PP), a iniciativa faz parte da lei que institui a Semana Municipal da Mulher e marcou o primeiro evento oficial desde a criação da Escola do Legislativo neste ano. Antes da premiação, as homenageadas desfilaram com produtos fornecidos pelo comércio da cidade, a fim de impulsionar o segmento. Salões de beleza também auxiliaram no embelezamento das modelos.
Segundo o presidente João Batista Fernandes (PP) grande parte do comércio de Fazenda Vilanova é dirigido por mulheres. “Buscamos aproximar a comunidade das atividades da câmara. Então nessa data surgiu a oportunidade de unir as comerciantes com as homenageadas. Elas destacam justamente as características das pessoas que contribuem com o crescimento do município”, afirma.
Para Vanice, além de ressaltar o legado e a trajetória, a valorização da população feminina aproxima as mulheres da política e de outras atividades que auxiliam no desenvolvimento da comunidade. Já a vereadora Ângela ressaltou a importância de ressaltar a força da mulher ao homenageá-las pelas suas atuações e qualidades.
Mudanças na remuneração
A alteração no padrão salarial de 16 motoristas e uma telefonista foi aprovada em unanimidade pelos parlamentares. Segundo a matéria, o impacto no orçamento será de R$ 5,4 mil. Já a projeção para 12 meses ultrapassa R$ 73 mil. Um pedido de informação de autoria do vereador Sérgio Cenci (PP) referente ao uso de escavadeira hidráulica pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também foi encaminhado ao Executivo.
O documento faz menção a um requerimento enviado em 1° de março que não atendeu a solicitação para envio de cópia do diário de bordo do veículo. “Precisamos ter esses pedidos atendidos pela administração municipal. Solicitei essa cópia e responderam sem a cópia. Portanto, vou solicitar de novo”, afirma.
Mulheres homenageadas
• Ana Júlia Lopes Duarte
• Eduarda Vitória Haubert
• Emanuela Dupont Michels
• Graziela de Quadros
• Marina Suely de Oliveira
• Marlise da Silva
• Paola Horst Alves
• Querli Arlete Gomes Prediger