Alcir Souza da Silva, de 75 anos, é natural de Bom Retiro do Sul e mora há 50 anos no centro de Fazenda Vilanova. Filho de produtores rurais, desde pequeno acompanhava e ajudava o pai na plantação e em obras de construção. Durante o inverno, produziam farinha de mandioca com o auxílio de uma tafona, um tipo de fábrica artesanal muito utilizada em propriedades rurais na região. Como o idoso não pode trabalhar, usou o tempo livre para criar uma mini tafona.
Conforme Silva, a réplica é idêntica ao equipamento utilizado antigamente. De cinco a seis meses foi o tempo necessário para que ele criasse a miniatura, feita com madeira e ferragem. “Fiz uma raspadeira, rodízio e prensa para fazer e secar a massa, além do forno para torrar. Na época não existia motor, então um boi era preso ali e girava em torno do equipamento. Até o andaime para o animal eu fiz”, explica.
A ideia é mostrar aos jovens o equipamento. “Sou um dos poucos que tive experiência com esse tipo de equipamento. Queria deixar essa lembrança”, salienta.
A mini tafona está exposta na prefeitura. Silva se sente honrado. “Fiz tudo com amor. Ele é único, não copiei de ninguém”, afirma. O próximo passo é criar réplicas de um engenho de cana e de um alambique.