O Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM) promoveu, nessa quinta-feira, a segunda edição da Mostra Científica Interna, com a exposição de 53 trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O evento atraiu mais de 100 visitantes das redes estaduais e municipais, e contou com a participação de 19 avaliadores externos, que avaliaram as produções dos estudantes.
A coordenadora pedagógica Daiane de Couto destacou a importância da mostra como culminância de uma disciplina dedicada à iniciação científica, fundamental para a formação dos alunos, futuros professores. “A proposta é trazer uma iniciação científica para o cerne da pesquisa. E como nossos alunos serão futuros professores, já estamos trabalhando com a locução deles, o que envolve falar e apresentar para os outros”, afirmou. Daiane relata que os cinco melhores trabalhos serão premiados, com base nas avaliações dos especialistas convidados.
A professora Sônia, responsável pela disciplina de Seminário, enfatiza que a escola tem investido em iniciativas de iniciação científica, preparando os alunos para eventos externos, como a Mostra Tech e a Feira de Ciências da Univates. “Fizemos uma amostra com critérios semelhantes às etapas estaduais, qualificando os alunos para futuras competições”, explica.
Ela relata que alguns dos trabalhos também participaram de feiras regionais e estaduais. O projeto selecionado na mostra terá a oportunidade de representar o IEEEM na etapa regional da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Entre os projetos apresentados, destaca-se o trabalho de Helin Lenhardt, 17, que aborda a implementação de uma ecobarreira no arroio das Lavadeiras, em Cruzeiro do Sul. “Nosso intuito é diminuir a poluição e ajudar a fauna e a flora local, reduzindo os impactos da poluição diária”, comenta a estudante, ressaltando a relevância do projeto para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.