Jornal Nova Geração

Imigrante declara situação de emergência por causa da estiagem

IMIGRANTE – O prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, decretou Situação de Emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem, o que não ocorria desde 2012. O decreto foi publicado terça-feira, dia 17, pois ocorreram perdas nas culturas de subsistência por conta da baixa umidade do solo, o que necessita de ações urgentes para minimizar o impacto.

De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, os maiores prejuízos são nos hortigranjeiros, fruticulturas, gado leiteiro, soja e milho silagem, com redução drástica na produtividade ou até mesmo perda total em algumas lavouras.

FALTA ÁGUA
Também ocorre escassez de água nas fontes naturais, poços artesianos, açudes, córregos e sangas desaparecendo, as quais abastecem o consumo humano e animal. Outro problema apontado é que, por conta da falta de chuva, ocorreu o corte no fornecimento de água para 22 famílias residentes em Linha Herval, e de 25 da Linha Imhoff Fundos.

CRISE
“O município poderá passar por uma séria crise financeira devido à queda na arrecadação e pela diminuição nos repasses financeiros obrigatórios por parte dos governos estadual e federal, o que vai gerar dificuldades no restabelecimento das atividades e na manutenção das famílias no trabalho rural”, diz Kaplan, que afirma que todos os recursos materiais e humanos do município foram colocados à disposição das famílias afetadas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: