Empresas da Serra Gaúcha doarão pontes e pontilhões para restabelecer acessos do Vale do Taquari. As pontes serão divididas entre a região alta e baixa do Vale, e serão exclusivas para suprir a demanda das áreas rurais, não tendo relação com as rodovias estaduais. Uma das pontes será doada para o município de Imigrante.
Na primeira fase as pontes contempladas terão 12 metros de comprimento. Como o município não possui local com esta extensão, Imigrante será contemplada na próxima fase. O local escolhido para a ponte foi ao lado da passarela metálica, que será reconstruída, em frente ao Centro de Atendimento Integrado e o Centro Comunitário Arroio da Seca Baixa.
Naquele local será necessária uma ponte de 24 metros de comprimento. “Escolhemos este local, por ser a ligação entre as duas comunidades, já que as pontes Willy Porsche e Hollmann foram levadas pela enxurrada, e por serem pontes de concreto, devem demorar mais para serem reconstruídas. Seríamos contemplados na primeira etapa, se arroio não tivesse alargado tanto o leito” esclareceu o engenheiro Felipe Pocebon.
Ainda não há uma data precisa para a entrega da estrutura que será metálica de uma via, para a passagem de veículos de até 45 toneladas. O município deverá arcar com a infraestrutura das cabeceiras.
Os últimos detalhes da ponte da divisa, na Linha Ernesto Alves foram concluídos na última sexta-feira. A estrutura nova foi executada com recursos da Defesa Civil no valor de R$ 784.373,55. A fase de acabamento contou com a construção de novos guarda-corpos, arrancados pela enchente de maio deste ano, lavagem e pintura. A estrutura possui 21 metros de extensão. Com estrutura reforçada em concreto, a ponte também foi erguida em aproximadamente um 1,5 metro, dando maior vazão para os detritos de enchentes.