Jornal Nova Geração

MICRORREGIÃO

Inicia carga e lacre das urnas eletrônicas

Microrregião de cobertura do Jornal Nova Geração possui 220 seções eleitorais espalhadas em 84 locais de votação

Os testes foram feitos ao longo da semana, com a auditoria e ligação das urnas e das impressoras. (Crédito da imagem: Karine Pinheiro)

A preparação para o momento mais importante na democracia do país chega a reta final. No próximo domingo, 6 de outubro, mais de 69 mil pessoas estarão aptas a votar na região de abrangência do jornal Nova Geração, o que corresponde as 21ª e 125ª Zonas Eleitorais, que compreende os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela e Fazenda Vilanova, com sede em Estrela, mais Imigrante e Teutônia, com sede em Teutônia.
O local na microrregião com o maior número de eleitores é o ginásio da Comunidade Católica de Canabarro, em Teutônia. São dez seções eleitorais e 3867 eleitores. Por outro lado, o menor local de votação está localizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva, na Linha Germano, também em Teutônia. Na única sessão são 113 eleitores.

No Cartório Eleitoral de Estrela, as 132 urnas eletrônicas receberam a inserção dos dados de eleitores e candidatos, no chamado procedimento de carga. Cada urna corresponde a uma seção, enquanto 10% do total dos equipamentos poderão ser utilizados em caso de necessidade.
Os testes foram feitos ao longo da semana, com a auditoria e ligação das urnas e das impressoras. De acordo com o chefe do cartório, Sandro Ferrari, são 78 urnas em Estrela, oito em Colinas, 23 em Fazenda Vilanova e 33 em Bom Retiro do Sul.

Mudanças nas seções

Em todo o Vale, são pelo menos 81 seções realocadas em virtude da catástrofe climática, de acordo com informações dos cartórios eleitorais. Um dos municípios mais afetados, Estrela possui alteração em 14 seções. Eleitores que votavam nas Escolas Municipais Leo Joas e Estrelinha devem se dirigir a Emei Paulo Freire. Já votantes do Arroio do Ouro e Pingo de Gente foram realocados no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã.

Formas de justificar

A maioria dos questionamentos que chegam no cartório são sobre a justificativa. São três maneiras de justificar o voto: ir a uma seção eleitoral e preencher um formulário, fazer de forma digital pelo aplicativo e-Título, ou após o dia da eleição, a pessoa terá 60 dias para fazer o processo, mediante apresentação de documento que justifique a ausência. “Isso é uma dúvida muito comum aqui”, finaliza Ferrari.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: