Jornal Nova Geração

ESTRELA

Inicia retirada de ponte no Boa União

Primeira parte do processo de remoção começou na sexta-feira passada, e avançará para a sustentação de ferro na próxima semana

Próximo passo é desmontar a estrutura de ferro construída nos anos 1950 (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A ponte que divide o bairro Boa União e a Linha São José sobre o Arroio Boa Vista começou a ser removida. O início do trabalho foi na sexta-feira passada, 14, com a retirada dos trilhos de madeira, que davam sustentação à passagem dos veículos, assim como foi feito com as chamadas “goleiras” que impediam o trânsito de automóveis de maior porte.

Na sequência, foi removida a estrutura que dava sustentação às pranchas, primeiro no meio da ponte, depois nas cabeceiras. Foi necessário a presença da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para a retirada de um duto que passa junto à travessia, o que provocou falta de água na Linha São José. A estrutura no local se manterá de forma provisória até a construção da nova ponte.

O trânsito de pedestres foi totalmente bloqueado com a instalação de barreiras nos dois acessos à ponte. “É um processo delicado, onde tem que ter os profissionais certos pra fazer, e com muita calma”, comenta o secretário de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller. A remoção deve ser concluída na próxima semana.

Nova data para licitação

A definição da empresa responsável por construir a ponte tem nova data. Após a primeira licitação, que ocorreu no dia 29 de março, não apresentar interessados na obra, o município republicou o edital na terça-feira, 11, e programa a abertura dos envelopes das empreiteiras que se apresentem para o dia 12 de maio. O orçamento indica o valor de R$ 7,7 milhões, conforme o edital.

Sobre a nova ponte

A passagem será construída em concreto, com duas faixas de 3,5 metros cada, área para ciclistas com largura de 3 metros e uma calçada de passeio com 1,2 metro. O local será o início da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante. O prazo para a conclusão da obra, de acordo com o projeto, é de oito meses.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: