Jornal Nova Geração

Inicia vacinação contra a gripe em Estrela

FOTO DE ARQUIVO

Iniciou na segunda-feira, em todo o Estado, o calendário da 23ª Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza – responsável pela Gripe. Em Estrela, a vacinação terá início nesta terça-feira. A Secretaria Municipal da Saúde de Estrela vai seguir as orientações e as etapas determinadas pelo Governo do Estado, e neste primeiro momento, que se estende até o dia 10 de maio, o cronograma contempla grupos prioritários como profissionais da saúde, indígenas, gestantes, puérperas e crianças maiores de seis meses e menores de seis anos. Idosos ainda devem aguardar. A expectativa é que, ao todo, nas três etapas, mais de dez mil pessoas sejam imunizadas no município.

A campanha ocorrerá, nesta primeira etapa, em diferentes locais e horários, conforme os grupos prioritários (ver abaixo). O início se dará com profissionais da saúde, nesta terça-feira, em um primeiro momento no Hospital Estrela, para funcionários deste, de clínicas e laboratórios. Já a partir de quarta-feira para os demais profissionais da área, mas então tendo como local a Unidade Básica Central. Gestantes e puérperas (45 dias após o parto) serão atendidas no Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), na Rua Geraldo Pereira, 445, Bairro Alto da Bronze, ao lado do Hospital, também a partir desta quarta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min. Já crianças no Posto Central, das 13h às 19h, igualmente a partir de quarta-feira. A vacinação dos indígenas ocorrerá na própria aldeia, ainda sem data definida.

A segunda etapa, agendada para ocorrer entre 11 de maio e 8 de junho, contemplará idosos com 60 anos ou mais e professores. Segundo o secretário de Saúde do município, a meta é vacinar até 90% destes dois primeiros grupos prioritários. Na terceira etapa, a partir do dia 9 de junho, visa a imunização de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores de transporte; portuários; das forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; além da população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas O conhecido “Dia  D” será realizado conforme oferta/disponibilidade de vacinas, ainda sem data estipulada.

Entre as orientações gerais, está a que pede para que pessoas com sintomas gripais adiem a aplicação da vacina para quatro semanas após início dos sintomas; assim como pessoas com PCR Covid positivo. Já aquelas que receberam a vacina Covid: CoronaVac – aguardar 15 dias após a segunda dose; AstraZeneca: aguardar 15 dias da primeira ou segunda dose. Mas a vacina Influenza pode ser feita concomitante com as demais vacinas.

 

Etapas

Primeira etapa – (12/04 a 10/05)

– Crianças (6 meses a menores de 6 anos)

– Gestantes

– Puérperas (até 45 dias depois do parto)

– Povos indígenas

– Trabalhadores da saúde

Segunda etapa – 11/05 a 08/06

– Idosos com 60 anos e mais

– Professores

Terceira etapa – 09/06 a 09/07

– Comorbidades

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso

– Trabalhadores Portuários

– Forças de Segurança e Salvamento

– Forças Armadas

– Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

– População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Organização e programação

Gestantes e Puérperas

Local de vacinação: CAMI

Data de início: 14/04/2021

Horário: 8h às 12h / 13h às 16h30min

Trabalhadores da Saúde

Local:

Data: 13/04

Hospital Estrela para os trabalhadores deste e clínicas/laboratórios;

Data: A partir de 14/04

UBS Central: 13h às 19h a partir de 14/04

Crianças

Local de vacinação: UBS Central

Data de início: 14/04

Horário: 13 às 19h

Indígenas

Local de vacinação: aldeia indígena – ESF Imigrantes e Sesai

Data de início e horários: a definir com o Sesai

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: