Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Iniciativa aproxima candidatos e empresas

Município tem quase 90 vagas de trabalho disponíveis e encontra dificuldade para encontrar profissionais. Programa tem o objetivo de identificar os perfis procurados e facilitar o acesso da população às organizações

Município identifica oportunidades de trabalho em diversos setores e propõe formato de integração com candidatos. Crédito: Divulgação

Com o bom desempenho na geração de empregos, o município busca alternativas para que estas vagas sejam ocupadas. Para isso, a Secretaria da Fazenda desenvolveu o Programa Banco de Currículos, no intuito de intermediar o contato entre os profissionais e as empresas. A proposta é de uma busca ativa para contemplar, principalmente, pessoas de Bom Retiro do Sul.

A partir de um levantamento, a equipe verificou que haviam 88 vagas em aberto na cidade. No último boletim do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Bom Retiro do Sul teve um saldo de 47 postos de trabalho abertos. Ao longo de 2022, são 224 empregos criados no município – a variação relativa no ano fica em 7,4%, índice acima da média nacional, que é de 5,3%.

O secretário da Fazenda, Rodrigo Rodrigues explica como surgiu a ideia de criar uma integração entre os empreendedores que indicaram a necessidade de mais mão de obra. “Pensamos em uma proposta de fazer essa conexão, porque sabemos que existem vagas e pessoas que querem trabalhar.” Ele destaca o trabalho dos servidores Eduarda Gregory e João Meirelles para tirar o projeto do papel, ao “abraçar junto a proposta”.

A principal força do município são as empresas calçadistas, mas Rodrigues pontua que existem outros segmentos com vagas disponíveis. “O setor calçadista dispara no ranking de vagas, com mais de 30, mas temos oportunidades para vendedor para as lojas do centro, auxiliar de produção, vagas para pessoas com deficiência (PCDs).” Empresas de outros ramos, como JBS, Salva e Atlas, também participam do programa de oferta de vagas.

Retorno de investimento

Rodrigues atribui a crescente no número de vagas de trabalho no município aos incentivos concedidos às empresas, como terrenos e recursos para desenvolvimento das indústrias e investimentos no comércio local. “Investimos em lotes de terras para empresas e isso retorna em empregos. Quem se beneficia é a comunidade”, afirma.

O secretário diz que ter um número de vagas tão grande para uma cidade de menor porte é algo louvável. “Tem vaga para todo mundo, só precisamos de pessoas que queiram trabalhar e tenham essa força de vontade.” O projeto abrange a meta de manter os empregos para profissionais de Bom Retiro do Sul. “Os empresários querem pessoas da cidade, valorizar os nossos”, acrescenta.

Como acessar as vagas

Os interessados em participar do programa devem se dirigir ao Centro Administrativo, na Rua Senador Pinheiro Machado, 35. A entrega dos currículos para triagem é feita na Secretaria da Fazenda, das 8h às 12h e das 13h às 15h. “Se a pessoa nos procura, é porque ela quer trabalhar. Se não der no A, vamos tentar encaixar no B, no C, ou no D”, conclui Rodrigues.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: