Jornal Nova Geração

ESTRELA

Iniciativa promove bem-estar com aulas de yoga

O projeto é oferecido de forma gratuita e todas as vagas já foram preenchidas

Os encontros ocorrem sempre às terças-feiras, das 17h às 18h, na Casa de Cultura, e das 18h30min às 19h30min, na Sala de Ginástica, no Bairro Imigrante (Foto: Larissa Santos)

Depois de dois anos com atividades presenciais suspensas, o Projeto de Yoga volta a ser disponibilizado de forma gratuita pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). No primeiro momento, 70 vagas foram ofertadas e todas já estão preenchidas. Os encontros ocorrem sempre às terças-feiras em horários e locais distintos. O objetivo é proporcionar para a comunidade em geral, bem-estar do corpo e da mente.

A orientação é feita pela professora Maíra Nonnenmacher. Ela explica que em cada semana, será trabalhado um grupo específico de posturas. Em pé, flexão à frente, exercícios respiratórios, chamados de pranayamas são alguns exemplos. Como instrumentos, é usado tapetinho, cintos, paredes, blocos e cadeiras.

“Para que possamos avançar na yoga além do corpo físico, é importante ficar um tempo na postura e observar a mente, a respiração e as emoções. A permanência nos permite um olhar mais íntimos com nós mesmos, nos traz autoconhecimento. Queremos que a prática seja inclusiva para todos os tipos de corpos e idades”, afirma.

Benefícios

Durante a yoga é utilizada a ferramenta de mindfulness, uma forma de meditação. Com isso, a prática regular desenvolve a atenção e a paciência. A partir de técnicas de respiração, é possível trabalhar no estado de calma da mente e, ao longo das aulas, também surgem diversas emoções.

Segundo a professora, a yoga é uma prática segura para as pessoas olharem para si e acolherem todas essas emoções. “Com o tempo, vamos desenvolver liberdade emocional. A técnica faz o aluno se conectar e proporciona um estado profundo de paz. Também desenvolve o contato com a espiritualidade e com o estilo de vida simples”, ressalta.

Cuidar de si

A arquiteta Amanda Cristina Noll, 36, participa do projeto desde 2018. Começou pelo autocuidado físico e mental, além de querer obter autoconhecimento e saúde. “Acho ótimo disponibilizar yoga gratuito, pois cada vez mais é necessário cuidar de si, tendo em vista a maior incidência de casos de ansiedade e depressão nos dias atuais. Com a prática, tenho mais clareza mental e calma. Sei respirar antes de agir. Além também de ter maior flexibilidade e me vejo com mais amorosidade”, observa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: