Chuva será frequente no Rio Grande do Sul a partir deste fim de semana com os maiores acumulados previstos para o Oeste e o Sul do estado, antecipa a MetSul Meteorologia. O território gaúcho vai estar no limite entre massas de ar mais fria e quente no período, o que vai gerar a instabilidade.
Por que vai chover? Uma bolha de calor se forma no Centro-Oeste do Brasil com uma onda de calor que vai afetar todas as regiões do país, e que tende a se intensificar na semana que vem sob um padrão de bloqueio atmosférico com temperaturas de até 40ºC a 43ºC no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, entre 1000 e 2000 metros de altitude, que se forma no interior do continente, traz o ar quente também para o Rio Grande do Sul, afetando mais a Metade Norte gaúchas nos próximos dia com tardes de calor.
O ar quente, ao avançar sobre a atmosfera fria mais ao Sul, vai organizar uma frente quente. Essa frente vai ficar quase estacionária entre o Oeste, o Sul gaúcho e o Uruguai neste fim de semana e no começo da semana que vem, gerando instabilidade frequente nestas zonas.
No começo da semana, à medida que ar quente avança sobre o Rio Grande do Sul, a frente quente já quase estacionária se reforça sobre o Uruguai e o Sul gaúcho, onde ocorrem pancadas isoladas de chuva com raios e ocasional granizo isolado. Mesmo no Sul, apesar da instabilidade, podem ocorrer momentos de melhoria com abafamento.
No decorrer da semana que vem, o sistema frontal vai seguir atuando no Rio Grande do Sul e deve passar à condição de uma frente fria à medida que começará a ser deslocado para Norte por uma massa de ar frio que vai avançar da Argentina e do Uruguai.
Vários dias seguidos com a frente, inicialmente quente e depois semi-estacionária para finalmente se converter em fria, acabarão por determinar o tempo instável bastante frequente com altos volumes de chuva em parte do território gaúcho.
Uma vez que a instabilidade tende a atuar nos próximos dias mais para o Sul do estado pela frente quente que passará a semi-estacionária e depois fria, a tendência é que os mais altos volumes de chuva se concentrem justamente mais ao Sul e ao Oeste gaúcho enquanto na Metade Norte deve chover inicialmente pouco ou nada.
O domingo, marca temperaturas entre 16ºC e 29ºC no Vale do Taquari. Já na segunda, mínima de 17ºC e máxima de 30ºC. Na terça, os termômetros variam entre 16ºC e 24ºC. Na quarta, previsão mínima de 16ºC e máxima de 30ºC. Quinta-feira, 22, mínima de 13ºC e máxima de 21ºC. Na sexta, terperaturas ficam entre 8ºC e 16ºC. Sábado, 24, mínima prevista é de 6ºC e máxima de 14ºC.