Jornal Nova Geração

Interior terá mais sete quilômetros de asfalto

(Foto: Carlos Eduardo Schneider)

O processo de asfaltamento em cinco localidades do interior de Estrela está em fase de levantamento topográfico. Depois desta etapa, o projeto seguirá para a fase de seleção das empresas que vão executar o serviço. A obra custará R$ 8 milhões e será financiada pelo Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento/RS. O município terá um ano para começar a pagar e 60 meses para quitar a dívida.

O secretário da Agricultura, Douglas Sulzbach, afirma que os trechos foram escolhidos conforme critérios econômicos. “O prefeito solicitou que eu selecionasse os locais, então fizemos isso com base na produtividade, economia e desenvolvimento das localidades”, explica.

Trajetos

Segundo o chefe do Executivo, Elmar Schneider, ajustes ainda serão feitos, mas neste primeiro momento sete quilômetros serão executados. Novo Paraíso vai receber dois quilômetros, desde a comunidade Católica até a Associação de Água Novo Paraíso. Na Linha São Jacó, serão 1,8 quilômetro, na Estrada Geral Jacob Mallmann, concluindo o acesso para Teutônia. Vão receber um quilômetro de pavimentação o Distrito de Delfina, em direção a Bom Retiro do Sul, com início na continuidade da avenida principal, Linha Geraldo, partindo da ERS-129; e Linha Porongos, em direção ao Distrito de Glória.

Melhoria nos negócios

João Lenhard, de 61 anos, e o filho Luís Henrique Lenhard, de 30, administram uma serraria, em Linha Porongos. O asfaltamento representará melhor escoamento das cargas de madeira, além da qualidade de vida e do trabalho. Hoje, a poeira é um inimigo para os negócios e para a saúde. “Investimos em placas solares, mas a cada duas semanas é preciso limpá-las. A poeira acaba limitando muito a capacidade dos equipamentos”, reclama Luís Henrique.

Buscar recursos

Conforme o líder do movimento para a pavimentação da estrada geral de Linha Geraldo, Edson Wiethölter, a notícia deixa a comunidade da Rua Fridolino Wiethölter motivada. “Estamos muito gratos por esse quilômetro de asfalto inicial que seremos contemplados. Vamos buscar junto à municipalidade o projeto de todo trajeto a ser asfaltado, 3,3 quilômetros, e, em outras esferas, captar os recursos que faltam para todo o pavimento.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: