Jornal Nova Geração

REDE DE ENSINO

Jornada Pedagógica da Educação antecede volta às aulas em Estrela

Mais de 700 profissionais da Rede Municipal de Educação participam, nesta segunda-feira (19) e terça (20), de momento de formação e integração na semana que marca o início do ano letivo para mais de quatro mil alunos

Jornada Pedagógica ocorre nesta segunda (19) e terça-feira, antecedendo o retorno dos mais de quatro mil alunos nesta quarta (20). (Foto: Divulgação)

Os trabalhos nos bastidores, por parte das equipes diretivas, coordenadores, professores, monitores e funcionários, projetando o ano letivo de 2024, não cessou nem com o início do período de férias escolares do ano passado. Pois chegou o momento mais aguardado do novo ano letivo por parte de todos os envolvidos: a abertura, nesta quarta-feira (21), das salas de aulas das 21 escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs), agora sim já em seu período pedagógico. Antes, nesta segunda-feira (19) e terça (20), os mais de 700 profissionais envolvidos no atendimento aos cerca de quatro mil alunos da Rede Municipal de Educação participam da “Jornada Pedagógica”, momento de integração, dinâmicas e palestras em torno dos objetivos e desafios traçados para o ano, meios e formas de alcançá-los.

Nesta quarta-feira (21), de forma oficial, abre-se o período pedagógico nas 13 Emeis para os mais de 1.5 mil bebês e crianças; e nas 9 Emefs para os cerca de 2.5 mil jovens. Ao todo, são mais de quatro mil alunos. Para tanto, são mais de 700 profissionais envolvidos na rede. Estes, em dois turnos, tiveram nesta segunda-feira (19) a primeira parte do evento de recepção, marcado por palestras e demais atividades, e que se seguirá nesta terça (20). O prefeito de Estrela, Elmar Schneider; o vice João Carlos Schäfer e a secretária de Educação (Smed), Elisângela Mendes, prestigiaram o evento. Representantes de entidades parcerias da Smed, entre eles o Sicredi, através dos gerentes Claus Humberto Wallauer e Edson Nilson Griesbach; e do Sebrae, através da gerente regional, Liane Portantiolo Klein, e da analista de Educação Territorial Bruna da Costa da Silva; também marcaram presença, entre outras autoridades.

Piso do magistério
Em suas boas-vindas aos profissionais, o prefeito Schneider destacou as conquistas na educação, que entre outras coisas na sua gestão implantou o plano de carreira dos monitores, e também o investimento na área, que em Estrela ultrapassa os 28% do orçamento total, número superior ao exigido por lei. O prefeito ainda fez uma menção à força das mulheres, ao citar a presença delas em áreas estratégicas do governo, entre elas a própria secretária de educação, escolhida democraticamente “por vocês”, como frisou. Por fim, para surpresa dos presentes, assinou diante de todos o projeto de Lei nº 009-04 que dá concessão ao aumento do piso do magistério sobre o padrão básico.

Palestras
A primeira palestra da Jornada Pedagógica ficou a cargo de Magna Regina Tessaro Barp, pedagoga com especialização em educação infantil e séries iniciais, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Atualmente, docente na Unoesc, na Faculdade Ideau de Getúlio Vargas e na Faculdade Anglicana de Erechim e Tapejara, Magna trabalhou o tema “Inteligência positiva e protagonismo nos processos educacionais”. Nesta terça-feira o palestrante será Guilherme Nogueira, doutor em Neurociência do Envelhecimento (aspectos cognitivos e emocionais); professor de Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem em cursos de pós-graduação; também elaborador e gestor do Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão (Proami); e pesquisador vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fundador e Coordenador do Grupo de Estudos dos Aspectos Neuroafetivos do Comportamento e da Aprendizagem, Nogueira tratará justamente das contribuições desta área para os processos de aprendizagem.

Retorno
Apesar do ano letivo oficial ocorrer nesta quarta (21), nas Emeis era desenvolvido, desde o dia 05, o período de integração, com monitores e atividades mais voltadas às brincadeiras e recreativas, visando uma adaptação das crianças menores. Agora assim como nas Emefs, parte-se com o conteúdo lúdico para os cerca de 4 mil alunos.

Mais Aprender
O Programa Mais Aprender – turno integral (Educação Infantil) e contraturno (Ensino Fundamental) terá sua abertura oficial dia 04/03. Uma das novidades deste ano é que o Governo de Estrela, através da Smed, ampliou o número de vagas, agora com atendimento estendido também a estudantes dos terceiros anos das nove Emefs. Contabilizadas as mais de 1.5 mil vagas disponibilizadas para bebês e crianças de 0 a 5 anos nas 13 Emeis (contraturno da Educação Infantil), e as mais de 900 vagas do contraturno do Ensino Fundamental; Estrela oferecerá através do Mais Aprender atendimento extracurricular e não obrigado por lei para mais de 2.450 crianças, ou mais de 60% do universo de alunos matriculados e atendidos na Rede Municipal. Considerando apenas o Ensino Fundamental, o crescimento do número de vagas chega a superar os 900% desde a pandemia.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: