A festa das comunidades está de volta após 21 anos. A 9ª Koloniefest foi confirmada para os dias 21, 22 e 23 de julho no Distrito de Costão. Pela segunda vez, a localidade sedia o evento que outrora reuniu moradores de outros locais do interior, além de visitantes. A retomada da feira busca valorizar a economia local na área industrial, comercial e agrícola, assim como, proporcionar momentos de confraternização.
A feira idealizada no ano de 1993, com primeira edição registrada em Linha Lenz, carrega a característica de união dos moradores do interior. Anualmente, cada localidade se reunia para definir programação, atrações, atividades e expositores. Ainda que a última edição, em 2002, tenha sido na Linha Glória, por vezes, a feira ocorreu no Parque Princesa do Vale.
Entre as atividades, o desfile das comunidades. Cada localidade preparava carros e carroças para desfilar pelas ruas do lugar sede. O objetivo era exaltar a agricultura, bem como demais atividades exercidas no interior. O momento era de confraternização entre os participantes. A feira também reunia produtos produzidos na área rural.
Para Sirlei Lohmann, uma das organizadoras do evento, a retomada é uma forma de valorizar o trabalho de quem mora no interior. Neste ano, o evento ocorre nas dependências do Grêmio Esportivo Atlântico de Costão, clube do qual ela é tesoureira. A expectativa da comissão organizadora é reunir cerca de 5 mil pessoas durante os três dias de feira.
O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Joel Mallmann, salienta que a maioria dos estandes já estão comercializados. Na avaliação dele, é uma demonstração da expectativa das comunidades para a retomada do evento.
“Isso traz uma vida para as comunidades, elas se organizam para participar de forma efetiva. Podemos perceber que as pessoas estão felizes com a retomada. Vão ter diversos expositores da região, com prioridade para quem é da comunidade de Costão”, destaca Joel.
Expectativas da retomada
Sirlei destaca que durante a feira, atrações como grupos de danças e bandas, praça de alimentação, brinquedos infláveis e praça de exposição estarão localizadas no campo de futebol do clube. Os estandes terão expositores de todo o vale.
“Ficamos muito felizes de a retomada ser feita no Costão. Nós que somos do interior, sabemos que as pessoas gostam de comemorar e enaltecer a vida do agricultor. Estamos ansiosos pelo desfile que envolve todas as comunidades, cada uma com seus carros alegóricos.”, afirma a coordenadora.
Conforme Sirlei, são 24 estandes na área coberta e 24 na parte externa. A comissão ainda estuda ampliar o espaço com mais seis estandes. Além da praça de alimentação, a comunidade se prepara para atender a população e comercializar os tradicionais lanches, como pastéis e batata frita. A população também poderá degustar chopes artesanais.
O presidente do Trabalhadores Rurais de Estrela (STR), Rogério Heemann, acredita que esse é o momento para mostrar a força do interior do município. “Tenho certeza que será um grande evento. Nosso desfile, do dia do Colono, que ocorre dia 25 de julho, faremos na Koloniefest”, conta. Já a presidente da Emater, Tania Stein, ressalta a importância cultural da feira comunitária. “É uma forma de valorizar nosso meio rural. Quando nos resgatamos, nós também pensamos no futuro”.
Linha do tempo
1993 – 1ª Koloniefest na Linha Lenz
1994 – 2ª Koloniefest no Distrito de Delfina
1995 – 3ª Koloniefest no Distrito de Costão
1996 – 4ª Koloniefest no Parque Princesa do Vale – 120 anos de Estrela
1998 – 5ª Koloniefest em Novo Paraíso
2000 – 6ª Koloniefest no Parque Princesa do Vale
2001 – 7ª Koloniefest no Parque Princesa do Vale
2002 – 8ª Koloniefest na Linha Glória
2023 – 9ª Koloniefest no Distrito de Costão – retomada do evento
Programação:
Sexta-feira, dia 21 de julho:
19h: Abertura Oficial da 9ª Koloniefest, Feira de Expositores e Praça de alimentação
19h30min: Início do Café Colonial
20h: Show com Jardel Amorim
22h: Fechamento pavilhão de expositores e encerramento praça de alimentação
Sábado, dia 22 de julho:
9h: Desfile dos associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela com suas respectivas comunidades
10h: Abertura da feira dos expositores
11h: Entrega do Troféu Frontino Caye Setcel e Atrações artísticas e culturais (danças folclóricas alemãs)
12h: Almoço
14h: Baile da Melhor Idade com a Banda Expresso do Amor
22h: Baile com a banda K’necus
Domingo, dia 23 de julho:
10h: Culto Ecumênico e abertura da feira dos expositores
11h: Atrações artísticas e culturais (CTG Raça Gaudéria e Estrela do Rio Grande)
12h: Almoço
14h: Show com a Banda JM
16h30min: Show com a Banda Rosas