Jornal Nova Geração

NEGÓCIOS

Languiru projeta investimento no Porto de Estrela

Anúncio oficial será feito hoje, em evento que marca o aniversário de 67 anos da cooperativa. Com previsão de investir R$ 40 milhões, é a segunda empresa a se instalar na área portuária desde a municipalização

A Cooperativa Languiru vai investir mais de R$ 40 milhões na compra de área e reforma de estrutura localizada no Porto de Estrela. O local será a sede da nova operação para secagem e armazenamento de milho e soja. Ao todo, serão dez silos em funcionamento e a capacidade será de 3 mil toneladas cada um.

Será a segunda empresa a se instalar no complexo portuário desde a municipalização do Porto, efetivada em 2020. No ano passado, a Nutritec assumiu a operação dos silos e armazéns que ficam de frente para o rio Taquari. A estrutura ser adquirida pela Languiru, no entanto, não está dentro da área gerenciada pela Empresa de Logística Estrela (E-Log).

O novo empreendimento comportará também um armazém, onde serão armazenados até 30 mil toneladas de grãos. A estrutura ocupará, ao todo, 9,6 hectares da área portuária, e pode representar mais de 70% de toda a movimentação do Porto, conforme avaliação da direção da Languiru.

O anúncio oficial do investimento será feito pelo presidente Dirceu Bayer na manhã de hoje, durante a programação do “Mundo Languiru”, na sede da Associação dos Funcionários da Languiru. O evento marca as comemorações dos 67 anos da cooperativa, celebrados em 13 de novembro. Outras novidades devem ser confirmadas.

Redução de custos

Um dos objetivos da Languiru, ao adquirir a estrutura, é reduzir custos, visto que o Porto está próximo de unidades produtivas. A fábrica de rações da cooperativa, situada às margens da BR-386, está a cinco quilômetros do complexo.
Os planos da cooperativa é começar as operações do empreendimento ainda nesta safra. Com o investimento, a Languiru também projeta a contratação de mais trabalhadores. Para a futura unidade no Porto, serão de cinco a 10 pessoas, num primeiro momento.

Novos investimentos

Nos últimos anos, a Languiru tem atuado para expandir sua atuação. Em 2012, por exemplo, foi inaugurado o frigorífico de suínos em Poço das Antas. Outro marco recente foi o investimento no supermercado e agrocenter localizados no Shopping Lajeado, principal centro comercial da região.

Fora do Vale, a cooperativa inaugurou, no começo do mês, a loja Agrocenter e Agrocenter Máquinas no município de Rio Pardo, às margens da BR-471.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: