Alongamentos e movimentos adaptados fazem parte da rotina dos idosos do Lar Aliança, em Encantado, incluindo até mesmo os cadeirantes. “Os idosos precisam de movimento. Por isso, na clínica primamos para que eles permaneçam ativos, dentro das condições de cada um”, salienta a professora de atividade física, Mônica Cima.
Para os cadeirantes, são trabalhados exercícios de mobilidade e alongamentos passivos, garantindo movimento às articulações. As atividades ocorrem no pátio e no saguão da instituição, espaços que também promovem a socialização entre os idosos. A prática regular ajuda a combater efeitos do envelhecimento, como perda de força muscular, equilíbrio e flexibilidade. “Muitos tendem a reduzir a atividade por medo de quedas ou limitações físicas. Por isso, o acompanhamento profissional é crucial”, explica Mônica.
Estrutura semanal e adaptações
Nas segundas e quartas-feiras, o trabalho prioriza os acamados ou com mobilidade reduzida. Nesses dias, a Mônica e a professora Bruna Matuella Berte atendem os idosos e realizam movimentos articulares nos cotovelos, tornozelos, quadris e joelhos. Já nas sextas-feiras, os exercícios ganham dinamismo: elásticos e desafios de equilíbrio são incorporados, em sessões que misturam ginástica e descontração.
Destaque para o caso de Gilberto, que veio de Lajeado para o Lar Aliança. Ele participa de atividades como deslocamento de cones, que estimulam não só o corpo, mas também a mente. Além de exercícios físicos, Mônica e a equipe fazem atividades de cognição para trabalhar a mente e entretê-los. “São momentos divertidos, de socialização e de muito prazer”, cita.
Seguindo as diretrizes da OMS
O Lar Aliança segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza, pelo menos, três sessões semanais de atividade física para idosos — 150 minutos moderados ou 75 intensos. “A perda de autonomia física na terceira idade acarreta sérios fatores, principalmente psicológicos. Portanto, nossa intenção é deixá-los ativos e com funcionalidade.”
Práticas comuns no Lar Aliança
– Alongamentos: Supervisionados por profissionais, aliviam dores articulares e aumentam O bem-estar.
– Fortalecimento muscular e equilíbrio: Reduzem riscos de quedas e perda de autonomia, com uso de cones e faixas elásticas.
O residencial está situado na Rua Monsenhor Scalabrini, nº 942, ao lado da Igreja Matriz São Pedro. Mais informações pelo telefone (51) 99759-6368.