Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Liberação da barragem confirma Natal nas Águas 2023

Reunião com o Dnit deu o aval para um dos principais eventos no calendário oficial do município. A partir disto, organização pode avançar para definir atrações

Edição de 2022 do festival levou mais de 30 mil pessoas à Barragem Eclusa em três dias (Foto: Arquivo NG)

A agenda do prefeito Edmílson Busatto em Brasília, ao longo desta semana, apresentou uma novidade importante no âmbito do setor de eventos. Nas redes sociais, o gestor anunciou a confirmação por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para utilização da Barragem Eclusa para o Natal nas Águas.

Desta forma, a organização do evento pode aumentar as articulações para formatar a estrutura da festa e definir a programação. Após a reunião com o diretor de Infraestrutura Aquaviária do órgão, Erick Medeiros, o prefeito falou sobre o assunto. “É uma situação que temos que tratar de forma constante, sobre a abertura da barragem para turismo e nossos eventos.”

O aval garante a realização da 15ª edição do festival, o evento mais importante no calendário do município. A preocupação do Dnit, ressaltada por Busatto, é quanto à segurança na barragem. “Muito importante e é uma preocupação nossa também. Isso sempre foi um cuidado que buscamos no detalhe, para que as pessoas possam nos visitar e ter a segurança de que estão bem neste local.”

No ano passado o lançamento do Natal nas Águas ocorreu sem que houvesse a definição do local, diante das restrições impostas pela autarquia federal. Desta vez, a administração encaminha a questão para evitar maiores incertezas. Retorno da festa após a pandemia levou mais de 30 mil pessoas à Barragem Eclusa nos três dias de evento.

Demais agendas na capital federal

A comitiva de Bom Retiro do Sul passou pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para tratar sobre a via marginal à BR-386 e abrir diálogo para antecipar melhorias no trevo de acesso à cidade. “Sabemos que há a revisão do contrato já no ano que vem, e existe a possibilidade do pedido de antecipação”, pontua Busatto.

O prefeito acompanhou também o lançamento do plano safra 2023/2024. “A agricultura representa 38% do orçamento no município. Queremos levar à secretaria da agricultura as orientações, para que passe aos produtores sobre a importância de permanecer no campo e produzir com sustentabilidade”, conclui.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: