Jornal Nova Geração

Liris Brentano: um patrimônio de Colinas

texto: Ana Caroline Kautzmann

COLINAS – Dona Liris Terezinha Brentano, de 81 anos, nasceu em Colinas, quando o município ainda era apenas uma parte de Estrela. O Distrito de Corvo ficou para trás há 29 anos, mas ela recorda bem do período pré-emancipação e destaca as melhorias com a transformação.

A idosa é um patrimônio de Colinas. Em pelo menos três cômodos da casa, que fica no Centro do município, guarda pinturas que ela mesma fez, lembranças da família, dos anos em que participava de corais, de eventos do município, de quando foi rainha e madrinha do time de futebol Rui Barbosa, entre outros acontecimentos. “Desde os 13 anos eu participava de corais. Fiquei 67 anos no Coral Leopoldo Brentano, mas passei por vários outros”, recorda, com saudade. Dona Líris se orgulha em dizer que seu bisavô, Anton Brentano, que dá nome a uma via da cidade, foi o primeiro morador de “Colinas”. “E meu pai foi o primeiro cervejeiro, fazia a cerveja Alegria”, lembra, orgulhosa.

Pioneira da Páscoa

Colinas recebe, anualmente, milhares de visitantes que apreciam a decoração de Páscoa. Essa também é uma paixão de Liris, que foi a pioneira no município a iniciar as decorações em casa e que renderam a ela diversos prêmios de decoração. “Eu sempre decorei muito bonito, inclusive, no Natal. Esse ano ainda não tive tempo, mas nos próximos dias já vou colocar a decoração”, adianta.

Município cresceu

Em um caderno, Liris também escreveu trechos da história do município, com informações de residências e curiosidades, como os primeiros moradores, o primeiro taxista, entre outros.

Isso porque, durante 39 anos, foi comerciante no município e, por conta da atividade, conhecia todos. Hoje, ela diz que já não é possível reconhecer a maioria dos rostos, já que a cidade cresceu. “Agora, como município, temos mais vantagens. A prefeitura ajuda com muita coisa, a saúde é ótima, o ensino também e por isso veio tanta gente morar aqui. Muitos da minha idade já faleceram e os novos não conheço”, comenta.

Live de aniversário

Para comemorar o aniversário, já que a Páscoa está cancelada enquanto perdurar a bandeira preta e não haverá ColinasFest, o município fará no sábado uma live pelo Facebook da prefeitura, com apresentação de artistas. Todos são convidados a participar. Dona Liris, inclusive, parabeniza o município. “Eu adoro morar aqui. Parabéns Colinas pelos 29 anos de emancipação!”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: