Jornal Nova Geração

PLEITO MUNICIPAL 2024

Mais de 295 mil eleitores vão às urnas na região neste domingo

Ao todo, serão eleitos 38 prefeitos e vices e 358 vereadores. Expectativa é por votação rápida nas urnas, espalhadas por 1.007 seções. Pleito envolve mais de 4,2 mil mesários e voluntários

Ao todo, serão mais de mil urnas espalhadas pelo Vale do Taquari. (Foto: Mateus Souza)

Pouco mais de 295 mil eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para exercer a cidadania e decidir o futuro dos 38 municípios da região. Em dois votos, irão eleger os novos prefeitos, vices e vereadores de suas respectivas cidades. A votação inicia às 8h e se estende até as 17h, tendo como base o horário de Brasília.

Na urna, o eleitor digitará sete números. Cinco para vereador e dois para prefeito. Com isso, a tendência é de que momento do voto seja rápido. Em 2022, no primeiro turno da eleição geral, houve filas nos locais de maior movimento e eleitores relataram espera de mais de uma hora para conseguir votar.

A expectativa é de que, meia hora após o fechamento das urnas e início da apuração, sejam conhecidos de forma extraoficial os primeiros prefeitos eleitos, sobretudo nas cidades menores, com as contagens paralelas a partir dos boletins de urna. O processo tende a ser mais demorado nos municípios mais populosos ou que enfrentam dificuldades logísticas.

Em todo o Vale, são 1.007 seções eleitorais espalhadas pelos 38 municípios, que estão divididos em sete zonas eleitorais locais, sediadas em Estrela, Lajeado, Taquari, Encantado, Arroio do Meio, Teutônia e Arvorezinha.

As cidades de Boqueirão do Leão e Mato Leitão estão vinculadas à 93ª Zona Eleitoral, de Venâncio Aires, enquanto Dois Lajeados pertence a área de abrangência da 22ª Zona Eleitoral, com sede em Guaporé.

Perfil dos candidatos às prefeituras

Homem branco, com ensino superior completo, com idade entre 51 e 60 anos e casado. Esse é o perfil do candidato a prefeito na região, a partir do cruzamento de dados disponibilizados na plataforma DivulgaCand. Ao todo, o Vale terá 92 concorrentes às prefeituras das 38 cidades.

O levantamento sobre o perfil dos postulantes revela, por exemplo, que a região não obteve avanços na representatividade feminina. O número de mulheres que encabeçam chapas majoritárias é o mesmo de 2020. Apenas sete aceitaram o desafio de encarar as urnas em outubro. Isso representa apenas 7,6% do total de nomes homologados.

Outro dado que chama atenção é a presença quase absoluta de brancos indicados às majoritárias. Não há nem candidatos a prefeito, nem a vice que tenham se autodeclarado preto, enquanto três se registraram como “pardos”. Já o perfil dos candidatos a vice-prefeito não difere muito dos nomes indicados à cabeça de chapa.

Em geral, os vices são homens brancos, com ensino superior completo, idade entre 51 e 60 anos e casados. Nos recortes, a principal diferença é em relação à presença feminina, que cresceu entre as indicações a vice na comparação com 2020. Ao todo, serão 16 mulheres compondo chapas majoritárias, enquanto há quatro anos, foram apenas nove.

Menos nomes aos legislativos

Menos candidatos para o mesmo número de vagas disponíveis. As eleições municipais de 2024, marcadas para domingo apresentam uma queda no total de postulantes às câmaras de vereadores da região, na comparação com o pleito de 2020. Levantamento a partir de dados disponibilizados no DivulgaCand mostra que 1.566 disputarão o voto dos quase 300 mil eleitores.

A queda em relação a eleição anterior foi de 7,7%. Naquele ano, foram quase 1,7 mil candidatos a vereador. Uma tendência verificada não apenas no Vale, mas também em âmbito nacional. No país, são quase 20% de candidaturas a menos em 2024 aos legislativos. Impacto de modificações na legislação eleitoral, na avaliação de especialistas.

Das 38 cidades, somente em 13 o número de concorrentes aumentou. Destaque para Arroio do Meio, que saltou de 50 para 85, enquanto Santa Clara do Sul contará com 51 nomes, 24 a mais do que os 27 habilitados à disputa anterior.

ELEIÇÃO NO VALE EM NÚMEROS

  • ELEITORES E LOCAIS DE VOTAÇÃO
    1.007 SEÇÕES
  • 4.260 MESÁRIOS
    E VOLUNTÁRIOS
  • 295.147
    ELEITORES APTOS
  • MAIOR COLÉGIO ELEITORAL
  • Univates, em Lajeado
    17 seções (espalhadas pelos prédios 1 e 3)
    6.274 eleitores
  • MENOR COLÉGIO ELEITORAL
    Salão Comunitário de Linha Parobé, em Roca Sales
    Uma seção
    55 eleitores

CIDADES COM MAIS ELEITORES:

  • Lajeado – 64.113
  • Teutônia – 25.505
  • Estrela – 24.704
  • Taquari – 19.538
  • Arroio do Meio – 16.934

CIDADES COM MENOS ELEITORES:

  • Coqueiro Baixo – 1.364
  • Pouso Novo – 1.700
  • Canudos do Vale – 1.949
  • Travesseiro – 1.997
  • Poço das Antas – 2.030

CANDIDATURAS

  • 92
    CANDIDATOS A PREFEITO E VICE
    Cinco deles em Estrela e Teutônia, as cidades com mais chapas em disputa.
    Nova Bréscia e Travesseiro, por outro lado, terão chapa única.
  • 1.566
    CANDIDATOS A VEREADOR
  • 123 deles em Estrela, cidade com mais nomes indicados.
  • 13 deles em Travesseiro, cidade com menos nomes indicados.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: