Jornal Nova Geração

Mais de dez dias sem lotação

ESTRELA – Enquanto o Estado ainda vive cenário preocupante quanto à ocupação de leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19, Estrela tem um momento de fôlego, mas que ainda requer atenção da comunidade.
Desde o dia 5 de abril, a UTI do Hospital Estrela não está mais lotada. Nesta quinta-feira, eram nove leitos ocupados por pacientes Covid, o menor número desde o dia 19 de fevereiro, mesma data em que a instituição ampliou de dez para 13 as vagas intensivas para esses pacientes.

Com a diminuição também foi possível zerar o número de pacientes que aguardavam na emergência por um leito de UTI. Mesmo cenário positivo é observado nos leitos da Unidade de Internação Covid e no uso de respiradores, com apenas 50% dos aparelhos sendo utilizados.

Momento de atenção

O gerente administrativo da Rede de Saúde Divina Providência, Johnnie Locatelli, destaca que a dificuldade de abastecimento de alguns medicamentos persiste. “Alguns ainda não estão sendo possíveis de serem adquiridos e quando conseguimos é um quantitativo muito pequeno. As remessas que vieram do Ministério da Saúde/Estado nos ajudaram, porém não recebemos os itens mais críticos (bloqueadores musculares)”, comenta.

Ele destaca que, até o momento, não faltaram medicamentos no HE. “Mas precisamos adequar as condutas terapêuticas para que nenhum paciente fosse prejudicado”, explica.

O gerente salienta que, apesar de ainda ser um momento de preocupação, quanto a ocupação dos leitos, a situação é muito mais tranquila que a vivida algumas semanas atrás. “Porém, não podemos relaxar. As medidas de proteção e cuidados precisam continuar.”

Ativos seguem em remissão

Em Estrela, os casos ativos estão diminuindo há mais de um mês. Imigrante oscila nos números, mas não registra mais de dez infectados desde o dia 10 de março.

Fazenda Vilanova, de acordo com o último boletim da Saúde, tinha apenas um caso ativo. Bom Retiro do Sul e Colinas ainda não mantiveram constância em redução.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: