Jornal Nova Geração

Opinião

Rodrigo Martini

Aeródromo poderá ser privatizado pela E-Log

A devolução da área do Aeródromo Regional do Vale do Taquari a municipalidade de Estrela é o primeiro passo para a privatização do espaço. Durante o programa Frente e Verso da Rádio A Hora, na terça-feira passada, dia 9, os representantes da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) – a mantenedora do aeródromo e do complexo portuário – deixaram transparecer ao fim da entrevista que a concessão ao setor privado é um dos propósitos do governo estrelense. Eu explico. Segundo a presidente da E-Log, Elaine Strehl, após o Estado devolver a área ao Executivo municipal – que havia sido repassada pelo município ao governo estadual na década de 70 –, a segurança jurídica para conceder o local aumentou de forma significativa e já chama a atenção de investidores e empreendedores da região, e, também, de outras partes do Brasil. Inclusive já existem – pelo menos – três empresas interessadas. E mais. Nenhuma dessas está muito preocupada com as enchentes.

“Temos tamanho para sermos majoritária”, avisa Felipe Diehl (PL)

Um grupo de representantes do Partido Liberal (PL) de Estrela se reuniu na noite dessa terça-feira. Em pauta, as eleições 2024. Lá estavam os três secretários municipais ligados à sigla (Comandante César, Renata Cherini e Paulo Scheeren), o ex-secretário da Fazenda e presidente municipal do PL, Felipe Diehl, os três vereadores (Humberto Canigia, Luis Fernando Kalsing e Adriano Scheeren), além dos empresários Wagner Calheirana e Adiel Krabbe. Sobre o encontro, Diehl é enfático. “Temos tamanho para sermos majoritária. Foi unânime na reunião”, afirma. Questionado sobre as perspectivas, ele afirma que a intenção é indicar o candidato a vice. E garante apoio ao atual prefeito Elmar Schneider (MDB). Ou seja, está claro que o PL vai brigar pela vaga de João Schäfer (PSD). E claro que isso vai desarmonizar a relação com os demais agentes do PSD. Aliás, a relação entre o PL e o PDT – outro partido coligado – também já foi bem mais amistosa.

Jasper assina com PP e troca de função

Ex-prefeito de Colinas, Edelbert Jasper se filiou ao PP e deixou o cargo de Secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. O experiente político passa a exercer a função de Chefe de Gabinete do prefeito Sandro Hermann (PP), e assume a coordenação da Defesa Civil. E mais. Diante das incertezas sobre o candidato a sucessor – ou sucessora – do atual gestor municipal, Jasper segue cotado para ser o postulante a prefeito pela situação. Mas há quem aposte em uma inusitada aproximação entre o PP e do MDB. E há quem aposte, claro, em outras vias e/ou coligações.

Carlos Hassmann retorna ao MDB

Primeiro prefeito na história de Imigrante, Carlos Hassmann voltou ao MDB. Ele comandou a cidade entre 1989 e 1992, e foi vice entre 2009 e 2012. A filiação já representa um reforço de peso na provável campanha do atual prefeito Germano Stevens (MDB) à reeleição. E mais. O próprio Stevens não descarta a indicação de Hassmann para o posto de candidato a prefeito em outubro.

Em Teutônia, PT e PL lançam pré-candidaturas

Dois partidos lançam pré-candidaturas à majoritária em Teutônia no mês de abril. No dia 25, o PL lança a atual vice-prefeita Aline Köhl como pré-candidata. O evento será no CTG Porteira dos Pampas, às 19h. Um dia depois, o PT lança o Dr. Renato Dreyer como pré-candidato a prefeito. O encontro dos petistas será no CTG Querência Amada, no bairro Canabarro, às 19h30min.

Ainda o show do Padre…

Vereador e pré-candidato a prefeito de Estrela, João Braun (PP) voltou a solicitar ao Executivo a “cópia da emenda parlamentar do Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT)”, cujo valor teria sido utilizado pela Secretaria de Cultura para custear o show do Padre Alessandro Campos. E, de acordo com o Braun, a resposta encaminhada pelo poder público demonstra que a cifra estaria reservada para a área da saúde.

 

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.