Margeada pelo rio Taquari, Estrela tem degraus que fazem parte da vida estrelense. São escadarias importantes para além da logística. Locais nostálgicos que preservam épocas passadas quando o manancial era o principal modal viário.
O maior símbolo desse movimento portuário foi a Escadaria localizada ao lado da antiga planta industrial da Polar. Até hoje, o espaço preserva as mesmas características do cais do porto inaugurado a um século atrás.
Os degraus até o leito do rio permanecem iguais desde a época da navegação intensa. O espaço também abriga obras de arte como as estátuas de Adão e Eva. O mirante de frente para as águas proporciona uma bela visão do pôr do sol.
Para se tornar destino turístico, a estrutura se completa com bancos e brinquedos infantis. A própria fábrica da Polar foi revitalizada com uma série de pinturas gigante, tornando-se uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.
Próximo está a Escadaria do Zigue-zague. Na época da navegação, essa foi uma das vias mais movimentadas de Estrela. Era o caminho mais curto das pessoas que iam do Centro ao manancial.
A estrutura foi reformada em 2021 para manter traços parecidos com o passado. O acesso completo até o rio não é possível em função do prédio da Polar ter sido construído em parte da escadaria.
A última escadaria de importância histórica está localizada na rua Chachá Pereira. Trata-se do ponto onde a estrada se encontra com o rio. Nesse local, um mirante foi instalado de frente às águas. Vale a pena admirar o entardecer com seu show de cores no horizonte.
O ponto turístico também conta com uma escadaria até o leito. O espaço está embelezado com pinturas nas paredes, cenário para boas fotografias.
Repost no 365
A foto de Maiara Jordana (@maiarajordana93) mostra a imponente Arvorezinha. O destino turístico permite acampamentos, sendo um dos tradicionais espaços de veraneio na região.