Marques de Souza conta com uma rota turística diferenciada. Desde colher cogumelos e verduras direto da terra, até conhecer cascatas e uma catedral de bambus ou comer bem. Tudo isso é possível dentro do Janelas do Interior.
São 10 empreendimentos participantes do grupo que surgiu em 2017. O ponta pé inicial foi um curso realizado pelo Senar. Um dos diferenciais do roteiro é ser composto quase que exclusivamente por mulheres que acreditam no potencial turístico do Vale.
O nome é uma metáfora com as janelas, que são aberturas que nos permitem ver o mundo. Da mesma forma, o roteiro busca apresentar novas vivências aos turistas que passam pela cidade do Vale do Taquari.
Os pontos turísticos
Sabores Artesanais: oferece cafés coloniais sob agendamento na Linha Tigrinho. Destaque para a variedade com cerca de 30 pratos doces e salgados.
Ecogumelo: empresa instalada próximo da BR-386 tem anos de experiência na produção de cogumelos. O turista conhece o processo produtivo e pode colher o cogumelo direto da estufa. Tem ainda uma loja com autoatendimento.
Pedra d’Mim Centro Ecológico: proporciona contato com a natureza e vivências de autoconhecimento em Tamanduá. Tem uma catedral de bambus, banheiro ecológico e uma pinguela. Destaque, ainda, é uma trilha ecológica até sete cascatas.
Marques de Souza conta com uma rota turística diferenciada. Desde colher cogumelos e verduras direto da terra, até conhecer cascatas e uma catedral de bambus ou comer bem. Tudo isso é possível dentro do Janelas do Interior. São dez empreendimentos participantes do grupo que surgiu em 2017. O pontapé inicial foi um curso realizado pelo Senar. Um dos diferenciais do roteiro é ser composto quase que exclusivamente por mulheres que acreditam no potencial turístico do Vale. O nome é uma metáfora com as janelas, que nos permitem ver o mundo. Da mesma forma, o roteiro busca apresentar novas vivências aos turistas que passam pela cidade do Vale do Taquari.
Sabores Artesanais: oferece cafés coloniais sob agendamento na Linha Tigrinho. Destaque para a variedade com cerca de 30 pratos doces e salgados.
Casa do Aconchego: hospedagem na colônia que garante contato com a natureza e nas proximidades do arroio que nomeia o distrito de Tamanduá.
Cascata Dalmoro: uma charmosa queda de água de 13 metros com poço cristalino. Tem trilha fácil e infraestrutura de camping, em Vasco Bandeira.
Recanto da Pema: casa de família, serve uma deliciosa galinhada no almoço. Os turistas são recebidos com caipirinha e finalizam a visita saboreando a deliciosa sobremesa com sagu e creme.
Agroindústria Favo de Mel: uma imersão pelo curioso mundo das abelhas. O turista participa de uma verdadeira aula sobre a produção de mel com direito à degustação dos produtos da casa.
Pousada Ninho do Beija-Flor: hospedagem criada em um casarão imponente de Bela Vista do Fão. Dentro do roteiro, oferece o café da manhã ou café da tarde cheio de delícias. Também proporciona um tour pela casa sofisticadamente decorada.
Artesanato: espaço em Tamanduá com peças feitas por três artesãs do município.
Colhe e Pague Santa Fé: horta onde o visitante tem a experiência de colher as verduras direto da terra. Está localizado em Tamanduá.