Jornal Nova Geração

Opinião

Fábio Kuhn

Figueira com quase 500 anos é atrativo turístico em Venâncio Aires

Impossível passar pela Linha Silva Tavares e não reparar a imponência da Figueira Centenária. Com 500 metros de área total e 18 metros de altura, os galhos grossos da árvore encobrem até a estrada de chão da comunidade interiorana de Venâncio Aires.

Em 2017, essa raridade ganhou holofotes durante o projeto Redescobrindo Venâncio. A partir dali se tornou atrativo turístico, recebendo visitantes de vários cantos do Brasil e do mundo. Quem administra o local é a família Schwinn.

No entorno da Figueira foi montado um parque com balanços, mirantes e áreas para descanso. Os proprietários têm um bar com venda de bebidas e também oferecem cesta de piquenique para desfrutar no local.

Outro atrativo da propriedade é uma trilha ecológica com cerca de um quilômetro ida e volta. Leva até três pequenas quedas de água nomeadas de Santinha, Açaí Jussara e Araucárias. A entrada na Figueira Centenária é gratuito. A família apenas solicita uma contribuição voluntária para manutenção do local. O valor do piquenique pode ser consultado no WhatsApp 51 9014-3521 ou no @figueira_centenaria – página oficial no Instagram.

Figueira da época de Cabral

Em 2021, um estudo feito por ambientalistas apontou que a Figueira Centenária possuía na época 482 anos. A título de comparação, ela nasceu praticamente na mesma época em que Pedro Álvares Cabral desembarcava no Brasil em episódio que marca o descobrimento de nosso país.

Virada de ano no Vale do Taquari

Passamos o reveillon acampados no Paraíso Tropical e conhecendo vários pontos turísticos de Vespasiano Corrêa (na foto a Cascata Três Quedas). O tour foi organizado pela TerraTrips Aventuras e mostra que também podemos nos divertir muito em nossas férias sem necessitar viajar longas distâncias.

Repost no 365

Foto antiga do projeto Cachueirando (@cachueirando)
na Cascata Santa Rita, de Estrela. O destino natural é um dos mais famosos no veraneio de Estrela. Vale a dica de sempre tomar cuidado se for entrar na água, pois o local também
pode ser muito perigoso.

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.