Jornal Nova Geração

Opinião

Rodrigo Martini

João Braun (PP) vira pré-candidato a prefeito

O cenário pré-eleitoral mudou. Vereador mais votado em Estrela na eleição de 2020, João Braun (PP) é o mais novo pré-candidato a prefeito na cidade. A novidade foi confirmada nesta semana após intensas conversas entre ele e Valmor Griebeler (Republicanos), que até então era o pré-candidato a prefeito na ventilada coligação entre os dois partidos. E tem mais. Griebeler não deve compor chapa com o representante dos Progressistas. Não por menos, Braun já iniciou conversações com outros partidos – da situação e da oposição –, além de manter diversas agendas com líderes comunitários e empresariais da cidade. E ele está confiante.

Cordialidade X Vaias

A visita política do presidente Lula ao Vale do Taquari dividiu opiniões e reações dentro do imponente Teatro da Univates. E o prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB), não passou despercebido pelo encontro que reuniu, também, o vice-presidente da República, nove ministros do governo federal, além de diversos deputados federais, estaduais e representantes de entidades públicas e privadas do estado e do país. Ao ser chamado ao palco para a solenidade de entrega dos recursos para a construção de casas populares, o gestor estrelense foi vaiado por uma parcela do público presente. Reação igual já havia impactado o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o gestor anfitrião naquela tumultuada e nublada tarde de 15 de março. Ambos eleitores declarados de Jair Bolsonaro (PL). E ambos vaiados em um evento que deveria ser meramente institucional.
Não por menos, os dois prefeitos se manifestaram nas redes sociais. Caumo chegou a afirmar que participou do ato “a contragosto”. E chamou de “comício” a pomposa visita presidencial. Schneider seguiu no mesmo tom. Reforçou o termo “comício” e desabafou nas redes sociais. “Senti-me compelido, mesmo com reservas, a comparecer institucionalmente”, escreveu. E foi além. “Esperava-se que o encontro fosse marcado pelo anúncio de medidas concretas de auxílio, incluindo a disponibilização de casas e suporte às empresas devastadas pela tragédia que assolou nossa região. Contudo, o que se viu foi um cenário mais reminiscente de um comício político do PT, uma circunstância que considero inapropriada diante da gravidade da situação enfrentada pela comunidade do Vale do Taquari.” Em resumo, ofereceu cordialidade, e levou vaias – e recursos.

Bolsonaro fala com militantes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou as expectativas de correligionários do Partido Liberal (PL) e outros agentes da direita regional e participou, por meio de videochamada, do evento “Encontro da Direita dos Vales”, realizado na quinta-feira, dia 14, no Estrela Palace Hotel. O movimento serviu para realinhar as estratégias ao pleito municipal de outubro. E a breve e virtual participação do líder máximo da direita nacional certamente inflamou o ânimo dos partidários.

PSD mais forte em Teutônia

Partido do pré-candidato a prefeito, Renato Altmann, o PSD confirmou a filiação do jovem vereador Luias Henrique Wermann, que decidiu deixar o Cidadania após o partido confirmar “federação” com PSDB em âmbito nacional. E não custa lembrar que, em solo teutoniense, o PSDB tem pré-candidato próprio a prefeito. No caso, o ex-prefeito Jonatan Brönstrup. Em tempo, o PSD também filiou o presidente da câmara de Teutônia, Jorge Hagemann, que deixou o PDT.

Crescimento do PDT

O PDT é um dos mais tradicionais partidos no país. E também no Vale do Taquari. Hoje são 50 vereadores nas câmaras legislativas da região, além de cinco prefeitos eleitos em 2020 – Celso Forneck, em Teutônia, André Brito, em Taquari, Vânia Brackmann, em Poço das Antas, Amarildo da Silva, em Fazenda Vilanova, e Moacir Severgnini, em Pouso Novo. Nesta ano, e com auxílio de experientes profissionais gaúchos do marketing político, a proposta da direção estadual é criar “uma nova roupagem” à sigla do “velho caudilho” Leonel de Moura Brizola. Além, claro, de angariar novos nomes. Em Estrela, por exemplo, e entre outros líderes comunitários, o PDT filiou nesta semana o vereador Felipe Schossler e o ex-vereador e ex-secretário Marcelo Braun.

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.