Duas das principais cidades da região podem e precisam se aproximar ainda mais no âmbito político. Respeitadas algumas diferenças, claro, o alinhamento entre Marcelo Caumo (PP) e Elmar Schneider (MDB) é estratégico e necessário para o desenvolvimento de toda a região. Isso vale para o setor logístico e econômico, mas também para as áreas da saúde, educação, desenvolvimento social e, também, aos mais diversos setores artísticos e culturais. Sobre a arte, aliás, um movimento alentador foi registrado na semana passada. O prefeito estrelense foi até o gabinete do colega lajeadense e proporcionou um cordial encontro para tratar sobre as festividades referentes aos 200 anos da imigração alemã. Caumo enfim foi convidado a cruzar o Rio Taquari – ainda pela ponte antiga – e prestigiar o tradicional Festival do Chucrute. Ainda é pouco, eu sei. Mas pode ser o início dos aguardados encontros e conversas entre os dois experientes gestores.
Tensão entre PDT e PL em Estrela
O diretório do PL de Estrela encaminhou pedido de providências ao Juiz da 21ª Zona Eleitoral. O documento solicita que seja anulada a filiação de uma eleitora no PDT, efetivada junto ao TSE no dia três de abril. O partido alega, mediante Boletim de Ocorrência assinado pela eleitora, que ela estava filiada no PL desde 30 de março e o nome foi incluído no quadro pedetista “sem autorização” e “sem consentimento”. Diante da curiosa confusão, o PL pede para a justiça manter a filiação ao PL, “pois a eleitora se filiou com o propósito de ser pré-candidata a vereadora”, e sugere investigação do MP. Questionado, o diretório do PDT na cidade classifica tudo como um mero equívoco, observa que a pessoa nunca esteve no escopo dos pré-candidatos, e reforça a aliança com o PL no Executivo. E o prefeito, que não tem nada a ver com a aparente muvuca, apenas observa.
Governo estuda “consórcio intermunicipal” para a ferrovia
A Rumo Logística não está interessada em uma parcela da malha ferroviária gaúcha que já está sob sua responsabilidade. E a razão é simples: os trechos não geram lucro, e, por óbvio, não são atraentes para novos investimentos em modernização e ampliação. O estado questiona a indicada falta de demanda e o debate vai se estender e encher páginas de jornais pelos próximos meses. Mas há um porém que impacta o Vale do Taquari. O trecho entre Estrela e Colinas, que conecta o complexo hidro-ferro-rodoviário com a malha gaúcha, está nesta indigesta parcela de trilhos subutilizados. O trecho foi abandonado pela empresa privada nos últimos anos e foi duramente atingido pelas enchentes. Hoje está muito pior se comparado às condições em que foram entregues à concessionária. Portanto, e no mínimo, a Rumo Logística precisa devolvê-lo à região nas mesmas condições de outrora. Além disso, e pensando ainda mais à frente, o governo estadual já pensa em um novo modelo de concessão e/ou parceria. E uma das sugestões é a criação de um “consórcio intermunicipal” para recolocar nos trilhos os vagões comerciais e, claro, os trens turísticos.
Amarildo vai à reeleição
Prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva (PDT) confirmou a pré-candidatura à reeleição. O anúncio oficial ocorreu durante evento no sábado passado, no CTG Pousada dos Tropeiros, com a participação dos dirigentes do PSDB, que confirmaram a coligação para outubro. Já a oposição ainda não definiu o nome do provável adversário. Mas há quem aposte em Sérgio Cenci (PP), filho do ex-prefeiro José Cenci, e que já contaria com apoio do Republicanos.
Confirmações e (mais) expectativas em Teutônia
Atual prefeito de Teutônia, Celso Forneck (PDT) confirmou publicamente a pré-candidatura à reeleição. O ato ocorreu durante evento realizado na sexta-feira, com a presença de representantes e dirigentes dos partidos Podemos e PSB. Nas fotos divulgadas à imprensa, o gestor municipal aparece ao lado do presidente do PDT no município, Juliano Körner, do presidente do PSB local, Rogério Hauschild, e do presidente do Podemos teutoniense, Vitor Ahlert. Também estavam presentes o deputado federal Heitor Schuh (PSB), o deputado estadual Gilnar Sossella (PDT). Semana que vem será a vez de Aline Köhl (PL) e Renato Dreyer (PT) lançarem as respectivas pré-candidaturas. Os eventos ocorrem nos dias 25 e 26, respectivamente. Já o ex-prefeito Renato Altmann (PSD) vai lançar a pré-candidatura no dia 11 de maio, e Jonatan Brönstrup (PSDB) não projeta evento semelhante. Mas confirma que vai brigar, sim, pela principal cadeira do Executivo.