Jornal Nova Geração

Opinião

Fábio Kuhn

Sem ponte até Roca Sales, mirante suspende as atividades

Com um mirante que, até então, chamava atenção pelo entardecer colorido, o Rancho Morro Alto se tornou um triste exemplo do impacto pela enchente histórica de setembro de 2023. Embora não tenha sido atingido pelas águas, o ponto turístico está com as atividades suspensas desde a catástrofe natural. O motivo é a dificuldade de acesso até o local após a destruição da parte baixa da Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha. Embora esteja localizado em Roca Sales, o acesso mais fácil até o Rancho fica pelo centro de Muçum, percorrendo cerca de nove quilômetros. Sem a ligação sobre o rio Taquari, a distância aumentou para 45 quilômetros, maior parte desse trecho em estrada de chão. O proprietário Fábio Lucca lamenta o período parado e “os sonhos que se perdem” nessa pausa forçada. Ele ressalta que o ponto turístico reabrirá apenas com a reinauguração da ponte. No fim de setembro, o governo de Muçum e a empresa Traçado assinaram contrato para reconstrução da estrutura. O projeto custeado com recursos federais está orçado em R$ 9,6 milhões. A obra vai iniciar quando o dinheiro for liberado – e não há data definida. O término deve o ocorrer em seis meses.

Sobre o ponto turístico

Localizado na Linha Mariano, o Rancho Morro Alto é um espaço arrojado para locação de eventos. Destaque para o deck de frente ao lago com vista sensacional para o pôr do sol. Também possui duas casas para locação. O ponto turístico fica na propriedade da família Lucca. No início, servia apenas para uso privado até impressionar alguns visitantes que se interessaram em alugá-lo para eventos. Em um dos cumes da propriedade, é possível enxergar vários municípios lindeiros a Roca Sales e até o Cristo Protetor de Encantado. Em 2023, o Rancho Morro Alto venceu um concurso organizado pelo 365 Vezes no Vale para definir qual a paisagem panorâmica mais linda da região.

As delícias com peixe

Pastel, bolinho frito, lasanha e ensopado. Todas essas iguarias receberam o sabor dos pescados em mais uma edição do tradicional Jantar do Peixe de Bom Retiro do Sul. Sucesso de público, o evento lotou o CTG Querência da Amizade na sexta-feira.
Devido a previsão de chuva, a programação de sábado será transferida para nova data. Desta forma, ainda resta ser realizada a feira de artesanato, feira gastronômica, apresentações artísticas e shows diversos.
A programação tem como intuito incentivar a produção de peixes no município conhecido como Pesqueiro do Vale. Tem patrocínio do Banrisul e apoio da prefeitura de Bom Retiro do Sul. A realização é do CTG Querência da Amizade, Emater e APSAT.

Trilha do Fritz

Caminho ecológico entre o Parque da Lagoa e Escadaria de Estrela, a Trilha do Fritz foi inaugurada oficialmente no domingo. O 365 vezes no vale passou por lá e produziu um vídeo exclusivo sobre o novo atrativo turístico da cidade. Acesse pelo QR Code:

 

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.