Jornal Nova Geração

Opinião

Airton Engster dos Santos

Vidal de Negreiros: 104 anos de história

Fundado em 15 de março de 1920, o Colégio Elementar Sete de Setembro teve suas primeiras instalações na Rua Treze de Maio, situado no Centro de Estrela. No decorrer dos anos, em 7 de junho de 1939, o colégio recebeu a denominação de Grupo Escolar Vidal de Negreiros. A partir de 1941, passou a operar em um edifício localizado onde hoje abriga a Escola Estadual de Ensino Médio Estrela. A EEEB Vidal de Negreiros emergiu como um pilar fundamental da educação e da cultura em Estrela, assumindo uma posição proeminente na comunidade local. Atualmente, sua sede encontra-se na Rua Júlio de Castilhos, nº 1204, anteriormente conhecido como Ginásio Cristo Rei, desempenhando um trabalho exemplar na formação de crianças e jovens. Conta com aproximadamente 450 alunos sob a direção de Fabiane Becker.

O Aeródromo em Estrela a partir de 1985

Após um hiato na aviação civil, em 1985 foi inaugurado o atual Aeródromo, na Linha São José. Posteriormente, o aeródromo foi estadualizado, proporcionando novas oportunidades de conectividade e mobilidade para a região. Agora, em 2024, a gestão municipal reassume a responsabilidade sobre o aeródromo, após um processo coordenado pela Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log).
Essa conquista representa um retorno à autonomia municipal abrindo portas para futuras melhorias e investimentos na área da aviação, permitindo que Estrela se mantenha na vanguarda do transporte aéreo regional e promovendo o desenvolvimento econômico e turístico da região.

 

Aviação em Estrela a partir de 1940

A história da aviação em Estrela teve seu início marcado pela inauguração do Aeroclube Alto Taquari em 13 de julho de 1940. O primeiro presidente foi Adão Henrique Fett. Este marco representou o estabelecimento de uma base para atividades aéreas na região e o surgimento de uma Escola de Pilotos da ACAT, que operou nas instalações do aeroclube. Em 1954, foram realizadas reformas que visavam melhorar e modernizar as infraestruturas existentes. Em um momento significativo de 1966, passou a ser denominado Aeroclube Estrela, consolidando sua identidade com a cidade. No entanto, a trajetória do aeroclube foi interrompida em 1975, quando a área foi cedida para a construção do Porto de Estrela, refletindo mudanças no uso da terra e nas prioridades de desenvolvimento da região.

Prédio da Prefeitura de Estrela: marco histórico completa 70 Anos – 1954-2024

O legado do prefeito empreendedor em Estrela é marcado por uma série de realizações que transformaram a paisagem e a infraestrutura do município. Ao assumir o cargo, Adão Henrique Fett se dedicou incansavelmente a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, investindo em projetos que impulsionaram o desenvolvimento local. Construindo pontes e escolas, abrindo estradas e ruas, o prefeito facilitou o acesso e a mobilidade dos moradores. Também promoveu a educação e o progresso social. Ao implantar redes elétricas e de comunicação, ele modernizou a infraestrutura básica, proporcionando mais conforto e conectividade à população. Um dos marcos de sua gestão foi a ousada iniciativa de erguer o imponente prédio da Prefeitura de Estrela, em 1954. Essa construção se tornou um símbolo da administração municipal, refletindo a visão futurista e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do município.

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.