Jornal Nova Geração

Memorial será inaugurado quinta

ESTRELA – Na quinta-feira, dia 20, data em que Estrela comemora 145 anos de emancipação político-administrativa, ocorre a inauguração do Memorial de Estrela, no prédio do Castelinho, a partir das 10h. O evento, que deve contar com a presença de secretários do Estado, deputados e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza, marcará também a apresentação de parte da reforma da Praça Menna Barreto, da revitalização do antigo Porto de Estrela, espaço que circunda o monumento dos cascalhos, conhecido por ‘Ziguezague’, e a inauguração das novas etapas de revitalização da Escadaria.

Pela história

Para o diretor do espaço, Airton Engster dos Santos, é importante compreender que na vida diária é produzida uma memória sobre o tempo, grupo social e atividades em geral. “Esse é o primeiro passo para entendermos o nosso papel na história.” Uma das características do Memorial de Estrela será a variedade de objetos, que vai englobar livros, documentos, fotografias, filmes, músicas, artefatos e utensílios. “Isso para estimular as pessoas a doarem itens que, de alguma forma, estão ligados às vidas e que no Memorial irão receber um tratamento especial. Mais do que isso, queremos com o espaço estimular a reflexão sobre a importância de preservar materiais que possam servir de testemunho para gerações futuras”, detalha.

Os interessados em doar livros, revistas, fotografias, utensílios, artefatos, móveis, discos de vinil podem ligar para o telefone 99520-6323 ou 3981-1089.

Maifest 2021 vai contar com atrações até o fim do mês

Além da inauguração do Memorial, a Maifest 2021 terá uma série de atrações comemorativas ao aniversário de Estrela, preparadas pelo Governo de Estrela, por meio da Secel e demais pastas.

Programação:

Nesta sexta-feira, dia 14:
– 20h: Live de lançamento da campanha de arrecadação de alimentos, que ocorrerá ao longo da programação. Será pelas redes sociais da Secel e do governo municipal. O Grupo Riders será parceiro, indo de bicicleta buscar as doações nas casas de quem não conseguirá entregá-las.

Sábado, dia 15:
– 9h às 12h: Dia D – Descarte de Materiais e Feira de Adoção de Animais da Aepa, numa parceria com a Aepa, na Praça Menna Barreto.
– 10h: Desfile pelas ruas da cidade alusivo ao Festival do Chucrute e ao aniversário de Estrela. Com organização dos Grupos Folclóricos de Estrela e Comenda do Festival do Chucrute.

De segunda-feira, dia 17, ao dia 22:
– Festival Gastronômico Germânico, no qual estabelecimentos do ramo ofertarão pratos com receitas à base da culinária alemã. Na segunda-feira, dia 17, às 20h, será divulgado vídeo com orientações sobre data, horário, prato e formato de entrega dos alimentos. Nas noites de 18, 19 e 20, às 20h, serão publicados vídeos com dicas sobre a culinária alemã.

Quarta-feira, dia 19:
– 20h: Live para lançamento do “Concurso de Fotografia de Estrela”. Objetivo é incentivar a captação de imagens do município que retratem um pouco de sua história e progresso. Haverá premiação em dinheiro e menções honrosas. Inscrições e período para a captação e entrega das fotos será entre 31 de maio e 9 de julho.
– 20h30min: Publicação de vídeo com depoimentos dos ex-prefeitos e do atual, Elmar Schneider, contando um pouco da evolução da cidade nos 145 anos de Estrela.

Dia 20:
– 9h30min: assinatura da ata de adesão do Porto de Estrela no Programa Cresce RS, em cerimônia na prefeitura.
– Maifest Live: será aberta a programação de shows virtuais ao vivo. Os artistas irão se apresentar direto do Estrela Palace Hotel, com transmissão pelas redes sociais: dia 20, a partir das 19h, Lucas Piccinini & Conjunto e os Serranos (foto); dia 21, shows com Valdecir Moura (19h), Jardel Amorim & Cia (20h) e Wilseu Pause e Banda (21h); dia 22, apresentações de Elementum Zero 13 (19h), Rapport (19h40min), Alemão Ronaldo e Bailinho do Beto (20h20min) e Acústicos & Valvulados (21h); e dia 23, a partir das 19h, shows com a Banda Stern Blasmusik e Orquestra La Montanara.

Dia 21:
Live pelas redes sociais do Grupo TV, Grupos Folclóricos e Prefeitura de Estrela sobre o aniversário, com a presença do prefeito Elmar Schneider.

Dia 22:
– 17h: Jantar Típico Germânico, em alusão ao Festival do Chucrute. Será no formato drive-thru, com venda antecipada de cartões e entrega no dia no Lar do Jovem. O valor é de R$ 40 por cartão/bandeja, que serve duas pessoas e pode ser adquirido ou reservados na comunidade pelo 3712-1120 ou com representantes da Comenda.

Dia 29:
– 15h: Inauguração do asfalto da Rua Verno Arend, no Bairro Pinheiros, apenas para convidados, mas com transmissão pelas redes sociais da prefeitura; e no mesmo horário missa para inauguração do asfalto da Linha São Jacó.
– 17h: Assinatura do ato para lançamento da licitação que prevê a construção das arquibancadas e da iluminação no Complexo Esportivo, com apresentação das melhorias realizadas na pista de caminhada e no Parcão.

Dia 30:
– 17h: Apresentação da revitalização do Parque da Lagoa, com chegada de barcos/lanchas pelo local, com música e recepção até a Escadaria.
– 18h: Encerramento da campanha de arrecadação de alimentos, com passeio ciclístico (número limitado de participantes).
– 18h30min: Inauguração dos painéis artísticos da Escadaria, com presença dos artistas responsáveis pelas sete telas que formam uma galeria a céu aberto.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: