Jornal Nova Geração

CAGED

Microrregião gera mais de 700 empregos em 12 meses

Após dificuldades identificadas no mês de agosto, municípios recuperam número de abertura de vagas e saldo volta a ser positivo em setembro. Destaque fica para Imigrante, que criou 91 postos de trabalho apenas neste ano

Foto: divulgação

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ao longo do período de um ano apontam para um crescimento no número de vagas de trabalho abertas nos cinco municípios da microrregião. Considerando o período entre outubro do ano passado e setembro deste ano, o saldo de postos ficou em 748. A última atualização, que considera os dados até setembro, foram divulgados no dia 26 de outubro.

Ao todo, 8.713 admissões foram registradas no período, enquanto ocorreram 7.965 desligamentos. O estoque total de vagas de emprego é de 16.203. Considerando apenas o ano de 2022, entre janeiro e setembro, são 723 vagas abertas. A maior variação foi identificada em Imigrante, onde 91 novos postos foram criados. Estrela é a cidade com a maior movimentação nos postos de trabalho, com 6.086 pessoas contratadas e 5.597 demissões – saldo de 489 postos de trabalho.

A microrregião superou as dificuldades identificadas até agosto, quando teve os dois municípios com as maiores números de fechamento de postos de trabalho – Bom Retiro do Sul e Estrela encerraram 21 e 27 vagas cada. Em setembro, o saldo das cidades foi positivo, de 47 e 11 vagas, respectivamente. Por outro lado, Imigrante teve desempenho negativo, com perda de cinco postos.

Em nível nacional

O Brasil gerou 278 mil postos de trabalho em setembro, resultado de 1,9 milhão de admissões e de 1,6 milhão de desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado deste ano, o saldo é de 2,1 milhões de novos trabalhadores no mercado formal.

O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 42,8 milhões em setembro, o que representa um aumento de 0,65% em relação ao mês anterior.

No mês passado, o saldo de empregos foi positivo nos cinco grupamentos de atividades econômicas: serviços, com a criação de 122.562 postos distribuídos principalmente na parte de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

Regiões

Todas as regiões do país tiveram saldo positivo na geração de emprego no mês passado, sendo que houve aumento de trabalho formal nas 27 unidades da federação.

Em termos relativos, o estado com maior variação na criação de empregos em relação ao estoque do mês anterior é Alagoas, com a abertura de 15.625 postos, aumento de 4,16%.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: