Jornal Nova Geração

MICRORREGIÃO

Microrregião tem 12,5 mil pessoas aptas para concorrer

Levantamento do TSE revela crescimento de filiados disponíveis para eleições municipais na microrregião do Nova Geração

Crédito da imagem: divulgação

Com base nos dados atualizados de abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um novo levantamento aponta que 12.585 pessoas estão aptas a concorrer ao cargo de vereador na microrregião de Nova Geração, no Vale. Este número representa um aumento de 46 filiados em relação às eleições legislativas de 2020.

A cidade de Colinas apresenta o maior percentual de população filiada a partidos políticos, com 639 dos 2.423 moradores (26,37%). Imigrante (22,66%) e Fazenda Vilanova (19,80%) seguem na lista. Em contrapartida, Bom Retiro do Sul (12,89%), Teutônia (12,92%) e Estrela (14,20%) possuem os menores percentuais de filiação.

Mudanças nos últimos quatro anos

Comparando com o último período eleitoral, Estrela registrou uma maior perda de afiliados, com um decréscimo de 120 pessoas. Colinas e Imigrante também tiveram deficit, com 13 e 20 filiados a menos, respectivamente. Em contrapartida, Teutônia teve um aumento de 137 novos filiados, seguido por Fazenda Vilanova (59) e Bom Retiro do Sul (3).

Diversidade Partidária

No Vale, a diversidade partidária é evidente com filiações distribuídas entre 27 partidos. O PDT lidera com 2232 filiados, seguido pelo MDB com 2.168 e o PP com 1.519. No outro extremo, PSTU e PMB não possuem filiado, enquanto Mobiliza, Agir, PCO e Rede têm apenas um cada. Partidos como MDB, PP, PDT, PSDB, PRD, PT, União Brasil, PSD, Cidadania e PSB estão presentes em todos os seis municípios da microrregião.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: