Jornal Nova Geração

Minha casa, meu mundo

Com a pandemia, veio o home office e o tempo maior em casa fez com que muitos decidissem reformar a residência, ampliar cômodos ou iniciar o projeto da casa própria. A arquiteta e urbanista Rafaela Rambo, que possui escritório em Colinas, mas atende projetos da região, notou que as pessoas estão investindo e aproveitando este momento para reformar. “Sempre se acha algo que podemos melhorar.”
Mas, nestes processos, ela diz que precisa existir atenção quanto ao cumprimento da legislação. “Algumas pessoas optam por fazer as coisas por conta própria, não procurando ajuda profissional, sem os encaminhamentos e as aprovações necessárias. Não é o correto, pois pode acontecer de não estar de acordo com as leis, necessitando encaminhamento de regularizações, muitas vezes, passíveis de multas ou demolições.”

Todas as etapas

Rafaela Rambo, que concluiu a graduação em 2018, pela Univates, acompanha todas as etapas do projeto, do briefing até a entrega da obra, e atua em projetos residenciais, comerciais, reformas, regularizações e interiores.

Ampliação e reforma

Para pessoas que possuem financiamentos, a procura por um profissional habilitado é ainda mais importante. É o caso de uma ampliação da residência J&M feita pela arquiteta Rafaela. O cliente morava sozinho, mas decidiu ampliar a casa após a família aumentar. Confira a evolução da obra:

Antes, durante e depois

 

De casa nova

Rafaela também atua no projeto da “Residência W&J”, uma moradia de cerca de 200 metros quadrados que será o lar de um jovem casal. O pedido foi de uma casa prática e funcional. “Partimos de um ambiente amplo e integrado que corta a casa no sentido frente-fundos, definido como cozinha, jantar e estar, que em uso proporcionarão uma interação maior entre as pessoas.

A residência possui três dormitórios, sendo um deles suíte, e uma varanda que permeia a parte dos fundos da casa toda. Além disso, terá mais um banheiro, lavanderia, vaga para dois veículos e porão.

A casa será mais clean e tradicional, toda branca e com alguns poucos detalhes. As esquadrias em madeira envernizadas dão uma “quebrada” no aspecto limpo da cor branca, sendo complementada com pequenos detalhes de filetes de pedra ferro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: