O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou o fim do estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul em razão da detecção da doença de Newcastle em uma granja no município de Anta Gorda, no Vale do Taquari. A portaria foi publicada na terça-feira, 6.
O estado de emergência foi declarado em 19 de julho por conta do risco da doença se propagar rapidamente entre as aves de produção comercial. A situação fez com que o Brasil suspendesse a exportação de carne de aves para 44 países.
Segundo o Mapa, a declaração de emergência “prevê uma vigilância epidemiológica de forma mais ágil com a aplicação dos procedimentos de erradicação do foco”. Entre as medidas, estão ações de sacrifício ou abate de todas as aves onde o foco foi confirmado, limpeza e desinfecção do local, adoção de medidas de biosseguridade, demarcação de zonas de proteção e vigilância em todas propriedades existentes no raio de 10 km e adoção de barreiras sanitárias.
Apesar do fim do estado de emergência, na área sob acompanhamento da fiscalização do serviço veterinário oficial, ainda estão mantidos os procedimentos especiais de fiscalização dos produtos destinados ao mercado doméstico, que podem incluir a necessidade de termoprocessamento, antes de sua comercialização no mercado doméstico.