Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Moradores de Linha Harmonia reclamam de pouca orientação

Administração Municipal informa que estão sendo feitos estudos para comunicar com clareza a população

A casa de Paulo e Marlene também era destino de aluguel para turistas. (Crédito da imagem: Zique Neitzke)

Os deslizamentos de terras nas Linhas Harmonia Alta e Fundos preocupam moradores que vivem a incerteza de retornar para casa. Administração Municipal segue monitorando áreas e orientando a população sobre possíveis riscos.Prefeito Celso Forneck, destaca que esse deslocamento de massa de terras na região, tem causado preocupações significativas quanto à segurança da população. Cita que esse movimento de terra resultou em danos ao asfalto em áreas mais baixas, intensificados após uma semana de chuvas torrenciais que acumularam mais de 700mm de precipitação.

Diante da situação crítica, as autoridades municipais emitiram notificações a 53 famílias, aconselhando-as a evacuar as áreas de risco. “Cabe ao cidadão adulto saber o que fazer. Nós notificamos eles e eles são responsáveis”, afirmou Forneck. O prefeito destacou que este não é um problema novo. “Em outubro de 2000, três pessoas faleceram por conta de deslizamentos”, lembrou. Ele enfatizou a necessidade de ações preventivas e alertou sobre os riscos persistentes. “Dá pra viver? Dá. Há risco? Há, como em qualquer lugar. Quando o risco aparece, temos que proteger a população. Temos que alertá-la”.

Para abordar a situação de forma abrangente, Forneck anunciou a formação de um grupo de estudos para conduzir uma análise geológica aprofundada da área afetada. “Vamos continuar fazendo um grupo de estudos, vamos fazer um estudo mais profundo, mas precisa parar de chover”, explicou. Ele mencionou que, caso as chuvas não ultrapassem 200mm em um período de 48 horas, as famílias não precisam sair de casa

O prefeito esclareceu que a principal preocupação não é o asfalto rachado, mas sim o terreno instável que causou o dano. “Com o estudo inicial, a área de risco vai ser reduzida. O problema da Linha Harmonia não está no asfalto que rachou, está bem em cima, isso cedeu e rachou o asfalto”, disse Forneck. Sobre o plano diretor do município, Forneck afirmou que as decisões serão tomadas com base nos resultados do estudo geológico em andamento.

Espaço de locações

Paulo Diesel e a esposa Marlene não estavam em casa no momento do incidente, mas ao retornarem, perceberam que o portão eletrônico estava danificado e a porta não abria. A residência, localizada em uma área afetada pelas chuvas, vinha sendo o lar da família desde 2007.

A casa de Paulo e Marlene também era um popular destino de aluguel para turistas, recebendo visitantes de várias partes do país, como São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Caxias. No entanto, após o deslizamento, todas as reservas foram canceladas. Cita que a família ainda não recebeu orientações das autoridades sobre a situação da propriedade. “No primeiro dia, saímos correndo. Nos dias seguintes, fomos tirando algumas coisas com a ajuda dos vizinhos”, lamenta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: