Uma indicação para que o esgoto na Rua Bom Retiro, próximo a Emei Criança Feliz, seja canalizado foi aprovada pelos vereadores durante sessão na câmara dessa segunda-feira, 22. De acordo com o documento, moradores do Loteamento Marmitt têm diversos transtornos em dias de chuva, em que o esgoto “a céu aberto” transborda, invade as residências e aumenta o risco de transmissão de doenças. A mesma solicitação já havia sido feita em 7 de janeiro de 2021.
Moradora do local há mais de 20 anos, Madalena Duarte relata que por diversas vezes ficou ilhada em casa devido às cheias. Segundo ela, o esgoto não possuía nenhuma forma de contenção, e que devido a isso, os dejetos se espalhavam pelos pátios das residências.
No entanto, um corredor para reter os resíduos foi construído neste ano. “Melhorou um pouco, mas ainda transborda se chove muito e o rio sobe. O ideal seria a canalização para evitar a sujeira que fica”, afirma Madalena. Hoje, a pequena valeta fica nos fundos das casas da Rua Bom Retiro e afeta diariamente a rotina dos moradores.
O local é tomado por lixo devido aos períodos de cheia. Outra preocupação dos moradores é acerca da escola de educação infantil, que possui a pracinha próxima ao canal aberto.
O secretário de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller, ressalta que para executar a canalização do esgoto é necessário abrir o processo de licitação para compra dos materiais. Segundo ele, o certame deve ser aberto nos próximos dias e, posteriormente, a obra executada.
Censo Previdenciário
Durante a sessão, seis projetos foram aprovados pelos parlamentares. Entre eles, a lei que permite a suspensão do pagamento de servidores públicos municipais que não comparecerem ao recadastramento ou recenseamento. A proposta garante a efetividade do Censo Previdenciário, que é obrigatório.
Também deferido, para se adequar às regras da Nova Lei de Licitações, a alteração na lei que disciplina a concessão de patrocínio pela administração municipal que garante a não contratação de empresas declaradas inidôneas. A lei sobre Gestão Democrática do Ensino Público também foi aprovada.