Os moradores da Rua Henrique Wendt, no Bairro das Indústrias, reivindicam a construção de um muro para conter as águas da enchente do Rio Taquari. A informação partiu do vereador Cristiano Nogueira da Rosa (MDB), que usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela na sessão de segunda-feira, dia 14, para destacar a demanda. Segundo ele, a obra deve evitar que mais de 50 famílias sejam atingidas.
O vigilante Ailton Seck, morador da via, calcula que um muro de um metro de altura já é o suficiente para conter a água. “O muro deve ter 250 metros de comprimento. Na última enchente, perdi quase tudo. Além disso, quase que a água leva meus vizinhos idosos. Se não fosse a gente, eles teriam morrido”, recorda. Agora, a proposta segue para estudo de viabilidade, por parte da prefeitura.
Contratação de estagiários
Os vereadores de Estrela aprovaram, nesta semana, a proposta de convênio do Executivo com a Polícia Civil visando a contratação de dois estagiários. Um deles, por solicitação da vereadora Tiane Cagliari (PV), atuará especificamente em crimes ambientais e crimes envolvendo a causa animal.
A parlamentar também indicou estudo de viabilidade para criação de uma cooperativa de catadores, com objetivo de valorizar estes trabalhadores, evitando o desvio da convivência social. “Além disso, criaremos um canal reverso dos resíduos sólidos urbanos, minimizando os impactos ambientais”, justifica.