Jornal Nova Geração

OBITUÁRIO

Morre Selmita, mãe do historiador Airton Engster dos Santos

Aos 87 anos, ela faleceu na tarde deste domingo, 24, no Hospital de Estrela

Crédito da imagem: acervo da família

Selmita Engster dos Santos, ou carinhosamente, Vó Miti, morreu na tarde deste domingo, 24, no Hospital de Estrela. Ela enfrentava problemas de saúde, e faleceu aos 87 anos. Selmita era a matriarca da família e mãe do historiador e colunista do Grupo A Hora, Airton Engster dos Santos. Ela também era mãe de Alexandre dos Santos, radialista regional.

Em seu blog, Airton, também coordenador do memorial de Estrela, ele a descreve como um pilar da história da família, “um exemplo de vida moldado pelo trabalho árduo e sacrifício, mas também adornado com o carinho e a generosidade que sempre ofereceu a cada um de nós”.

Descendente de imigrantes alemães, sua trajetória começou no interior de Estrela, na Linha Harmonia, onde aprendeu o alemão na escola, ainda pequena. Mais tarde, foi para Arroio da Seca. Quando veio para Estrela, casou-se com Norberto dos Santos.

No texto, Airton ainda comenta sobre a doença de Alzheimer que acometeu Selmita e que ela vinha enfrentando nos últimos anos.

Nota da família

“Com profunda tristeza e imenso pesar, comunicamos o falecimento de Selmita Engster dos Santos, carinhosamente conhecida como Vó Miti, ocorrido hoje.

Matriarca de nossa família, Vó Miti foi um exemplo de vida marcado por trabalho árduo, generosidade e um amor incondicional que sempre dedicou a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Descendente de imigrantes alemães, iniciou sua trajetória no interior de Estrela, em Linha Harmonia, e construiu uma história de coragem e dedicação ao lado de seu amado companheiro, Norberto dos Santos, com quem formou uma família fundamentada em valores éticos, morais e de respeito.
Seus gestos simples, porém grandiosos, ensinaram a todos sobre o verdadeiro significado do amor, do cuidado e da fé. Para os filhos, netos, bisnetos, genros e noras, e todos os que tiveram o privilégio de conviver com ela, Vó Miti foi um refúgio de ternura, sabedoria e acolhimento.

Mesmo nos últimos anos, enfrentando as limitações do Alzheimer, ela continuou a iluminar nossas vidas com seu brilho, seus sorrisos e seu olhar amoroso, mostrando que o amor transcende todas as barreiras.

Seu legado permanece vivo em cada um de nós. Neste momento de dor, somos gratos por cada instante ao seu lado e nos confortamos nas lembranças de uma mulher extraordinária que dedicou sua vida à sua família e ao próximo.

Vó Miti deixa uma saudade imensurável em seus filhos, netos, bisnetos e em todos que tiveram o privilégio de compartilhar sua presença.
Sepultamento será realizado no Cemitério Luterano de Estrela. Horários e demais encaminhamentos como velório serão informados posteriormente.

Que sua alma descanse em paz, e que seu exemplo continue nos guiando. Nossa eterna gratidão e amor, Vó Miti”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: