O Morro Thomas é mais um desses destinos transformados pelo turismo. O ponto no topo de Colinas servia para o plantio de grãos e por anos ficou ocioso. Hoje surpreende os visitantes com uma vista de 180 graus para o rio Taquari.
O mirante natural foi aberto ao público pelo casal Edgar Momberger e Graciela Thomas em 2019. Tudo começou após uma postagem nas redes sociais atrair a atenção de pessoas que começaram a frequentar o local de forma espontânea.
Hoje o destino turístico abre nos feriados e fins de semana com a cobrança de R$ 5 para adultos e crianças a partir dos 10 anos. O valor é irrisório diante da beleza do pôr do sol junto ao rio Taquari. Um dos entardeceres mais incríveis da região.
Além da contemplação, o Morro Thomas tem uma tenda com lanches e bebidas, pallets e bancos espalhados na sombra onde é possível passar o dia tomando chimarrão ou fazendo um piquenique. Há ainda trilhas na mata que levam até árvores centenárias.
Em fins de semana ensolarados, o casal estima que centenas de pessoas passem pelo cume de Colinas. Apenas em 2022, foram cerca de 3 mil visitantes.
Planos futuros como a instalação de um espaço para café e até a instalação de cabanas devem deixar esse destino natural ainda mais famoso.
Enchente no Vale
O 365 vezes no vale percorreu pontos turísticos da região na manhã de sexta-feira para averiguar como estava o nível do rio Taquari naquele momento da cheia. A imagem acima é da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul quase em sua totalidade submersa pela água.
Repost no 365
O Jean Souza (@natrilhadafoto_) fez esse registro ímpar da Cascata Santa Rita, em Estrela. A foto é do verão e nos dá até saudades da estação mais quente do ano.