Jornal Nova Geração

ESTRELA

Morte de servidor municipal por soterramento segue em investigação 

Roberto Alvísio Plenz morreu nessa terça-feira, após acidente em obra no bairro Auxiliadora. Morador da Linha Delfina, deixa a esposa e dois filhos

A morte de um servente de pedreiro causou comoção na comunidade de Estrela, principalmente na localidade de Linha Delfina. Funcionário público há 24 anos, Roberto Alvísio Plenz, 54, faleceu nessa terça-feira, 17, após ser parcialmente soterrado enquanto trabalhava em uma obra no Bairro Auxiliadora.

Conforme o secretário de Infraestrutura Urbana de Estrela, Osmar Müller, Plenz fazia trabalhos de manutenção de encanamentos junto à calçada de passeio da Rua Josefina Diehl, quando um desmoronamento de terra cobriu parcialmente o funcionário. “Ele ficou com quase todo corpo soterrado, porém com a cabeça descoberta, o que permitiu a respiração até ser socorrido”, relatou. Ele informou que outros funcionários trabalhavam no local e uma retroescavadeira era utilizada nos serviços.

Os trabalhadores auxiliaram no resgate, além de acionar o Corpo de Bombeiros Militar. O fato ocorreu por volta das 10h. A vítima foi encaminhada à UTI do Hospital Estrela, mas não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado às 12h49min de terça. Morador da Linha Delfina, ele deixa a esposa e dois filhos.

Devido ao acidente, o local foi isolado e as obras paralisadas por questões de segurança.

Apuração

O governo de Estrela publicou nota sobre o ocorrido e decretou luto oficial no município por três dias (de terça a quinta-feira). Com isso, a programação de abertura do 21º ParkChopFest foi suspensa.

Após a confirmação do falecimento, Müller relatou tristeza, assim como os demais funcionários da pasta. “Estamos dando suporte à família, mas ainda em ‘estado de choque’ com o que aconteceu. É muito triste, perdemos um colega. São anos trabalhando juntos, a relação dele com todos era de amizade”, se limitou em dizer.

Ao longo da semana, a reportagem contatou a Secretaria de Infraestrutura Urbana e outros setores do Executivo para apurar informações de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e as causas do ocorrido, mas não obteve respostas. Em seguida, a administração municipal emitiu nota e afirmou contar com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e que as providência legais estão a cargo da Polícia Civil (confira abaixo).

“Neste momento, cabe apenas pontuar que:

1. A prefeitura conta, em seu quadro de servidores com técnico em segurança do trabalho concursado, mantendo também segundo a exigência da legislação vigente, a formação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);

2. As providências legais, no que se refere a investigação e periciamento do caso estão ao cargo da Polícia Civil, cujo trabalho segue em andamento, não havendo nenhum posicionamento por parte do Governo de Estrela no que se refere a esta situação. O Governo ressalta que segue à disposição para colaborar com as forças de segurança.”

Investigação

O delegado da Polícia Civil de Estrela, Humberto Roehrig, explica que foi instaurado um inquérito por se tratar de morte violenta. No entanto, ressalta que, não necessariamente será apurado um crime. O processo não é demorado e tem o objetivo de esclarecer os fatos.

“O Hospital Estrela nos comunicou sobre o acidente, conversamos com o médico e fizemos registro do local. O próximo passo é escutar as testemunhas para entender como ocorreu tudo. É necessário também aguardar o laudo do Instituto Médico Legal, que atesta com certeza a causa da morte”, afirma.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: