O governo de Estrela protocolou na câmara de vereadores o projeto de lei para criação de um novo cargo no setor público. Trata-se do “Agente de Defesa Civil”. Com isso, o prefeito Elmar Schneider (MDB) será o primeiro gestor municipal do Vale do Taquari a garantir um servidor efetivo para a função. Em tese, a mudança visa garantir maior produtividade e assertividade com a sequência do trabalho e da qualificação do servidor, já que o Cargo Comissionado pode ser desligado a qualquer momento – e costumeiramente é trocado de forma natural de quatro em quatro anos. Mas, e isso é importante salientar, um concurso público – por si só – não é sinônimo de competência diária e contínua. Tampouco longínqua. Acima de tudo, é preciso metas e foco para aproveitar bem o valor gasto. E isso é a parte mais complexa.
Sobre o projeto em si, o poder público não faz muitas exigências ao futuro servidor. Na mensagem justificativa, o governo define que o futuro servidor vai “atuar na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção da Defesa Civil”. Ainda de acordo com a matéria, “a criação desse cargo fará com que a Defesa Civil esteja preparada e bem estruturada para atuar em atividades emergenciais de resposta a situações de desastre”. Para tal, o Executivo sugere uma carga horária de 35 horas semanais, com “condições de saúde específica para natureza do cargo”, e possível “prestação de serviços à noite, aos sábados, domingos e feriados”. Por fim, os requisitos para o provimento da função: idade mínima de 18 anos, ensino superior completo em qualquer área de formação, e CNH categoria B ou superior.
Outra vez. O projeto, por si só, não garante um serviço mais qualificado. Mas vamos olhar para o lado bom. Até agora, tudo que foi feito ainda parece pouco. E, diante do quadro atual e do risco constante de novos eventos, é sempre interessante inovar.
Vuaden deixa o campo e analisa a política
Um dos mais reconhecidos e premiados árbitros de futebol do estado, Leandro Vuaden se aposentou dos gramados profissionais nessa semana. Vencedor do prêmio de melhor árbitro do Brasil em 2011 e 2020, ele nunca escondeu o apreço pelos bons debates públicos. Sobre o futuro, muitos apostam no seu ingresso na política municipal e regional. Há razões para tal, inclusive. Em 2017, por exemplo, cogitaram a pré-candidatura dele à assembleia pelo PR. Três anos depois, ele assinou filiação no PP de Estrela. E segue filiado. “Foi muito mais no sentido de não fechar portas. E sigo sem fechar portas. Mas não pretendo concorrer neste cenário. Na minha visão, é preciso deixar um pouco as ideologias de lado e pensar muito mais no senso comum, no bem-estar de todos”, resume.
Edmilson assume a Amvat em 2024
Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmílson Busatto (MDB) era cotado para assumir a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) antes da escolha de Jarbas da Rosa (PDT), prefeito de Venâncio Aires. Mas a indicação de Busatto persiste e ele deve assumir a entidade ainda em 2024, já que Rosa vai abrir mão do cargo no início de junho para concorrer à reeleição no município.
Reviravoltas em Teutônia
Na câmara de Teutônia, a mudança de lado de Claudiomir de Souza (UB) – que migrou para a situação – estragou os planos do jovem vereador Luias (Cidadania), que pretendia alcançar a presidência da casa já em 2024. Agora, a disputa ficou mais restrita entre o experiente vereador, Evandro Biondo (MDB), e o “situacionista” Jorge Hagemann (PDT), que recentemente se “desentendeu” com o Executivo. Mas claro. Nada está definido e tudo pode acontecer até dia 19.
MP verifica internet em Estrela
O Ministério Público de Estrela instaurou um inquérito civil para “investigar a qualidade do sinal de internet nas localidades de Geraldo Alta e Geraldo Baixa, no interior de Estrela, de responsabilidade da empresa OI Móvel (que está em recuperação judicial)”. O expediente está com a promotora de justiça Andreia Almeida Barros, iniciou em março deste ano, e é referente a um abaixo-assinado de 2019. Sobre o fato, a Anatel sustenta que é considerado “atendida” a localidade que possuir cobertura de serviço em 80% da área urbana.
Curtas da semana:
- O governo de Fazenda Vilanova formou a primeira turma do projeto Jovem Empreendedor. São 18 formandos. O curso é ministrado pelo Instituto Manager, com apoio do Tecnovates/Univates.
- Aliás, a cidade de Fazenda Vilanova tem chamado a atenção de experientes empreendedores que, sob o medo de uma nova enchente nas cidades margeadas pelo Rio Taquari, buscam novos ares para potencializar negócios.
- Em Colinas, 51 propriedades rurais foram atingidas pelas tempestades de novembro. As perdas mais visíveis incluem danos em telhados, cercas e infraestruturas diversas, que juntos somam mais de 650 mil reais em prejuízos.
- A administração municipal de Imigrante finaliza a instalação da cobertura da quadra poliesportiva do Centro de Atendimento Integrado (CAI). O investimento é próximo de R$ 300 mil.
- Sobre Imigrante, aliás, a expectativa é grande por um confronto entre o atual prefeito, Germano Stevens (MDB), e o ex-prefeito, Celso Kaplan (PP). E um fato curioso. Em ambos os lados, há muita confiança na vitória.
- O MDB do Rio Grande do Sul anuncia a realização do Congresso Estadual. O evento ocorre neste sábado, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O encontro marca o fechamento da série “Mobiliza 15”. Hoje o partido conta com 136 prefeitos, 119 vices e 1.156 vereadores no estado.
- Em tempo, Elmar Schneider (MDB) tem sido visto com mais frequência em cultos pelo interior da “Nossa Estrela”.