Jornal Nova Geração

ESTRELA

Muita torcida e jogos fecham a temporada 2023 do Intercomunitários

Noite decisiva da 23ª edição teve cinco partidas prestigiadas por mais de 600 torcedores

Crédito: Divulgação

Ginásio lotado e muitos gritos de incentivo e comemorações. Ora de um lado, ora de outro, quando até mesmo já havia se perdido a esperança de um gol e título. Torcedores não apenas dos anfitriões da Delfina e das comunidades da Lenz, de Costão, São Jacó, Arroio do Ouro e São Luís, as envolvidas diretamente nas finais da 23ª edição dos Jogos Intercomunitários de Estrela. A 16ª noite de disputas da temporada 2023 nas modalidades coletivas teve cinco partidas que justificaram o status de finais da competição iniciada ainda em agosto com a participação de 37 equipes, sendo 31 no futsal (64 partidas e 407 gols).

Resultados finais: Lenz 2×0 Costão (vôlei misto); São Jacó 2×0 Arroio do Ouro (futsal sênior); Delfina 4×3 Arroio do Ouro (futsal veteranos); Lenz 3(3)2)3 Arroio do Ouro (futsal feminino); São Luís “A” 1×0 Lenz B (futsal força livre).

Premiação

A festa de encerramento e a entrega da premiação estão agendadas para o dia 21 de dezembroquinta-feira, às 19h30min, na Linha São Jacó.

Informações gerais

Os jogos em sua 23ª edição com organização da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), teve em 2023 a participação de nove comunidades: Arroio do Ouro, Costão, Delfina, Glória, Linha Geraldo, Lenz, Novo Paraíso, São Jacó, São Luís, que formaram 12 duplas de canastra e 37 equipes coletivas, sendo seis no vôlei misto e 31 no futsal: 12 times na categoria livre – divididas em quatro chaves; 6 femininas, 8 veteranas e 5 seniores.

Vôlei misto

Na final, Lenz x Costão decidiram o título. Ainda na fase de grupos, Lenz fechou na liderança, com três vitórias e invicta. Costão foi apenas a terceira, com duas vitórias e um revés, justamente para o elenco adversário da final. No primeiro set, os times se alternaram na liderança do placar, mas sem nunca abrirem vantagem. E assim se seguiu até o marcador registrar 15 a 15. Foi então que Linha Lenz marcou e Costão não respondeu. Foram oito pontos seguidos de Linha Lenz que depois só administrou a vantagem para fechar o set: 25×18.

Costão sentiu o golpe e já largou o segundo set em desvantagem. Contudo, o marcador chegou a ficar empatado em 12 a 12. Foi então que a diferença técnica e maior concentração de Linha Lenz pesaram outra vez e o time fechou o set e jogo em 25 a 17 – 2 a 0, na primeira volta olímpica da noite

Sênior

A final entre São Jacó e Arroio do Ouro foi a primeira das quatro agendadas para a noite com o futsal. São Jacó, pela campanha e confronto direto na primeira fase (7 a 2), era o favorito, apesar do equilíbrio previsto. E foi assim no primeiro tempo, com chances de lado a lado – duas bolas na trave para cada time – e 0 a 0. São Jacó voltou melhor na segunda etapa e abriu o marcador com Elário Porn. Em desvantagem, Arroio do Ouro se jogou ao ataque e pressionou, mas ainda assim São Jacó esteve sempre mais perto do segundo gol do que o adversário do primeiro. E há segundos do fim, isso se confirmou com gol de Fiegenbaum – 2 a 0 e festa dos campeões.

Veteranos

Delfina e Arroio do Ouro, velhos conhecidos da primeira fase, quando o time da casa levou a melhor (1×0), voltaram a ficar frente a frente. E as expectativas de muito equilíbrio se confirmaram. Arroio do Ouro, com Rodrigo Caliari metendo bola na trave e instantes depois no ângulo saiu na frente – 1 a 0. Delfina respondeu com bola na trave e gol de cabeça Bernardo Diedrich: 1 a 1. O empate durou pouco, pois logo depois Anderson Scheibel voltou a deixar os visitantes em vantagem, placar do primeiro tempo: 2 a 1.

Caliari mais uma vez deixou Arroio do Ouro ainda mais perto do título: 3 a 1. Tudo indicava a isso, quando Leandro Goergen, o “Bessa”, saiu do banco para marcar duas vezes: 3 a 3. O jogo cresceu em emoção e tensão, até que Rafael Finatto, há menos de dois minutos do fim, marcou a virada sensacional da Delfina campeã: 4 a 3.

Feminino

As mulheres colocaram frente a frente na decisão as equipes de Arroio do Ouro e Lenz, líder e vice da fase classificatória, com diferença apenas nos critérios de desempate. O equilíbrio prometia grande partida, mas nem mesmo os torcedores alheios imaginavam tanto. Andreia Schmitzhaus deixou Lenz logo em vantagem. Julia Knecht, a “Japa”, deixou tudo igual. Ela, de novo, ampliou – 2 a 0, resultado do primeiro tempo.

Bem colocada e em outro forte chute de primeira, “Japa” marcou o seu terceiro na partida: 3 a 1 Arroio do Ouro. Foi um golpe na equipe de Lenz, que não diminuiu as investidas. Ainda assim, Paula Winik conseguiu descontar (3 a 2). O gol reacendeu as esperanças de Linha Lenz. Quando a torcida de Arroio do Ouro praticamente comemorava o título, Paula outra vez, “de letra”, há cinco segundos do fim, obteve o empate: 3 a 3. O incrível jogo foi para as penalidades. Com erros de lado a lado, inclusive da artilheira da partida, a goleira Viviana Marin teve seu momento de protagonista. Depois de defender mais uma cobrança de Arroio do Ouro, ela mesmo foi para cobrar e converteu: 3 a 2 para Lenz, campeã.

Força livre

O encerramento da noite de gala dos Intercomunitários foi com o futsal livre. São Luís “A” e Linha Lenz “B” decidiram o título, e justamente o jogo que mais se esperava tecnicamente foi o que menos trouxe “jogo” e bola nas redes ao público. A partida até começou com uma e outra batida forte – na bola. Uma delas, de São Luís, até parou na trave. Depois disso, o confronto seguiu com muitas faltas, reclamações de lado a lado, empurra-empurra, jogadores no chão por faltas ou alegando elas. Gol mesmo só o de Marlon Schneider, só que contra, ao tentar afastar chute cruzado do adversário: 1 a 0 São Luís, já ao fim do primeiro tempo.

O panorama na segunda etapa pouco mudou. O clima tenso, inclusive fora das quatro linhas, prosseguiu. Tanto que a partida precisou ser paralisada mais de uma vez por conta de alguns incidentes. A bola até voltou a rolar, mas o placar ficou mesmo no 1 a 0, o suficiente para a grande festa da São Luís.  

Tabela de jogos

– Lenz 2×0 Costão (25×18; 25×17) (vôlei misto)

– São Jacó 2×0 Arroio do Ouro (futsal sênior)

– Delfina 4×3 Arroio do Ouro (futsal veteranos)

– Lenz 3 (3)2) 3 Arroio do Ouro (futsal feminino)

– São Luís “A” 1×0 Lenz B (futsal força livre)

Assista:
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: