COLINAS – Neste sábado, dia 20, Colinas completa 29 anos de emancipação político-administrativa. Cidade jovem e que, mesmo em meio à pandemia, tem muito a comemorar. O prefeito Sandro Herrmann destaca que, no ano passado, foram investidos quase R$ 1.750 em cada habitante, apenas na área da saúde. “Fiquei muito contente com a prestação de contas da saúde. Isso é padrão ouro, é muito bom, um investimento na nossa comunidade. Conseguimos chegar no fim do ano com as contas equilibradas”, comenta.
São esses investimentos que fazem com que a Cidade Jardim seja uma das poucas, em todo o Vale do Taquari, que registra apenas um óbito por Covid-19. Em contrapartida, está entre as pequenas que mais registram casos. Isso porque, de acordo com o prefeito, o investimento também ocorreu em testes. “Já testamos mais de 30% da população. Chegamos a ter 6% da comunidade em isolamento no fim de semana, porque os testes estão sendo feitos de manhã e de tarde já estão aqui. Se respeita muito a janela imunológica e o acompanhamento dos casos é feito diretamente nas casas, diariamente”, explica.
Empregos
Só em 2020, por exemplo, quando o cenário da Covid-19 já era realidade, o município registrou o melhor saldo nos empregos desde 2013, ou seja, contratou mais do que demitiu.
Herrmann disse que, em função da pandemia, não foi feita uma avaliação direta do dado, mas atribui o resultado a diversas ações que vêm sendo realizadas pela Administração há anos.
Intersecção sairá do papel
A pandemia não permite que a Administração projete ações para longo prazo, mas neste ano algumas demandas antigas estão saindo do papel. É o caso da intersecção na ERS-129 com a Linha Santo Antônio, um pedido de 12 anos da comunidade. Na verdade, todo projeto já está pronto, mas foi extraviado no Daer. “Levei o projeto para aprovar, eles alteraram, aprovaram, assinamos um convênio, mas foi extraviado. Estamos desde junho pedindo para poder lançar o edital e não consigo, mas esse ano sai”, adianta. No local, parte da construção será feita pela prefeitura e a outra terceirizada, com custo de cerca de R$ 227 mil, recurso que já está disponível através do Finisa.
Asfalto concluído
Outra conquista concluída recentemente, e que ainda não foi entregue oficialmente, é o asfalto que liga Colinas a Teutônia, por Linha Ano Bom. “Isso beneficia todos os usuários da via, mas principalmente nossos produtores para escoamento da produção”, destaca.