O prefeito de Estrela, Elmar Schneider,anunciou em entrevista à Rádio A Hora na noite desta segunda-feira, 13, que o governo municipal continuará a subsidiar os juros dos empréstimos do Programa Renasce Estrela para Micro e Pequenas Empresas, MEIs, autônomos e agricultores, oferecendo um prazo adicional de mais seis meses de carência antes do início dos pagamentos às instituições bancárias parceiras do programa. A iniciativa visa aliviar financeiramente as pessoas e empresas que enfrentam dificuldades devido aos danos causados pelas enchentes.
Além disso, Schneider informou que na próxima quarta-feira, 15, serão apresentados diversos projetos à Câmara Municipal de Estrela. Entre eles, a proposta de aquisição de terras voltada para a reconstrução da cidade.
Uma das estratégias mencionadas é a parceria público-privada, na qual o município disponibilizará áreas para a construção de residências e empresas privadas iniciarem as obras. “Estamos fazendo levantamento para que os governos federal e estadual recebam de novo o requerimento, e mostrarmos a necessidade. Não podemos mais continuar com sofrimento e dor de famílias”, declara Schneider.
Enquanto isso, parte da cidade permanece sem energia elétrica e água há quase duas semanas.