A cidade foi selecionada para ser parceiro do Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre, em pesquisa que busca combater a asma, doença que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. O “Estudo CuidAR”, vinculado ao Ministério da Saúde, realiza pesquisas com o objetivo de avaliar o impacto da capacitação educacional de profissionais para o manejo da asma na Atenção Primária sob os indicadores da doença.
Nas últimas semanas, pesquisadores fizeram visitas a Estrela para reuniões com a equipe responsável por conduzir o estudo no município. Foram acertadas as bases para o estudo, bem como capacitação dos profissionais para o andamento da pesquisa, envolvendo métodos, objetivos e treinamento sobre o uso dos equipamentos.
Serão avaliados pacientes em acompanhamento há pelo menos três meses em 30 unidades de APS. O estudo inclui cerca de 1,4 mil participantes, entre seis e 65 anos, com diagnóstico de asma não controlada e com, pelo menos, duas exacerbações usando broncodilatador e corticoide sistêmico nos últimos 12 meses.
Em Estrela, serão selecionados 48 pacientes de acordo com os critérios, além de não serem tabagistas, não ter diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e não ser gestante ou puérpera.