Para que a Barragem Eclusa seja reaberta à visitação, a Administração de Bom Retiro do Sul deverá assumir o local. Essa foi a informação recebida pelo prefeito Edmilson Busatto em reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no final de junho. Até antes de ser interditado, em função da pandemia, o acesso do público era liberado, sem restrições.
“O ingresso no local sempre foi liberado, sem controle. Para a reabertura da área da Barragem, o Dnit cobra um controle de nossa parte”, explica o chefe do Executivo, afirmando que um projeto de segurança está sendo elaborado, além da construção de uma guarita para que uma pessoa controle o ingresso do público. A colocação dos funcionários também ficará por conta da municipalidade.
Protocolos
A expectativa é de que a reabertura aconteça nas próximas semanas, após a definição dos protocolos sanitários. Primeiramente, um projeto de engenharia, que contempla a infraestrutura exigida pelo Dnit, e também o plano de pessoal, já que haverá trabalhadores no local. “A Barragem é nosso ponto de partida para o turismo local e, por isso, trabalhamos para que ela seja reaberta o quanto antes”, declarou Busatto. “A barragem é importante turística e economicamente para Bom Retiro do Sul, afinal as pessoas que vêm visitá-la acabam consumindo no nosso comércio. A entrada também é importante para as pessoas que vêm ao local pela Linha Arroio do Ouro, tanto de carro quanto de bicicleta”, acrescenta.