A estrutura de saúde no município passa por alterações neste primeiro mês de 2023. Com a mudança no comando da secretaria, foram incluídas ferramentas para marcação de consultas e uma das unidades teve o modelo de atendimentos adaptado. Além disso, a necessidade surgida a partir da ampliação dos serviços faz os gestores buscarem profissionais no mercado.
O redesenho iniciou com uma troca entre os secretários. O então titular da pasta da Fazenda, Rodrigo Rodrigues, foi nomeado para a gestão da Saúde, em uma troca com Paulo Marmitt, situação oficializada no início do mês. A partir daí as alterações foram elaboradas e implementadas ao longo de janeiro.
Entre os objetivos da nova gestão, estão a qualificação e humanização do atendimento em saúde, aliados ao uso de tecnologias. A criação de um canal para agendamento de consultas visa acabar com as filas para marcação de consultas. “Fazemos um apelo a nossa comunidade, utilizem o WhatsApp e o telefone para marcar suas consultas. Não precisam vir as duas, três, quatro da manhã para pegar ficha, isso não existe mais”, afirma o secretário.
Pronto atendimento na cidade
Desde a segunda-feira, 23, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Ingracio, no bairro San Diego, funciona com status de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para casos de baixa complexidade. O tempo de funcionamento também foi estendido para 12 horas – das 7h às 19h –, para consolidar o local como referência nesse tipo de condição.
Um processo seletivo para ocupação de 26 vagas temporárias termina nesta sexta-feira, 27. É uma forma de reforçar as equipes diante da expansão da oferta, de acordo com Rodrigues. No pronto atendimento, foi feita uma reorganização para que dois médicos no período da manhã e outros dois à tarde estejam disponíveis para a população.
Após os ajustes na estrutura do posto, o local receberá os casos de urgência, e as unidades do Centro e do São Francisco deverão ser procurados para atendimentos que possam aguardar por marcação, através do teleatendimento. “Vamos ter ambulatório, enfermeiros e técnicos esperando a comunidade. Durante doze horas por dia teremos uma equipe de prontidão para atender”, diz o secretário.
Fortalecer a atenção básica
Com a ampliação dos serviços de baixa complexidade, o município busca reduzir o agravamento de doenças por falta de cuidados iniciais. “Vamos investir em atenção básica e fortalecer os postos de saúde. Assim vamos evitar o adoecimento da população”, pondera o gestor. Reformas foram iniciadas nas unidades de saúde, com adaptações nos ambientes de atendimento. “Com certeza daqui a alguns dias vocês verão diferença na saúde de Bom Retiro do Sul”, conclui Rodrigues.
Contatos para o teleatendimento
UBS Centro
3766-1640
UBS São Francisco
3766-3454