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BOM RETIRO DO SUL

Município passa a ter unidade de pronto atendimento

Posto de saúde do bairro San Diego muda estrutura para receber urgências de baixa complexidade. Governo implementa sistema de marcação de consultas por telefone, para acabar com filas de pacientes nas madrugadas

Unidade do bairro San Diego passa a ter status de pronto atendimento e receberá melhorias estruturais (Foto: Fernando Dias/Divulgação)

A estrutura de saúde no município passa por alterações neste primeiro mês de 2023. Com a mudança no comando da secretaria, foram incluídas ferramentas para marcação de consultas e uma das unidades teve o modelo de atendimentos adaptado. Além disso, a necessidade surgida a partir da ampliação dos serviços faz os gestores buscarem profissionais no mercado.

O redesenho iniciou com uma troca entre os secretários. O então titular da pasta da Fazenda, Rodrigo Rodrigues, foi nomeado para a gestão da Saúde, em uma troca com Paulo Marmitt, situação oficializada no início do mês. A partir daí as alterações foram elaboradas e implementadas ao longo de janeiro.

Entre os objetivos da nova gestão, estão a qualificação e humanização do atendimento em saúde, aliados ao uso de tecnologias. A criação de um canal para agendamento de consultas visa acabar com as filas para marcação de consultas. “Fazemos um apelo a nossa comunidade, utilizem o WhatsApp e o telefone para marcar suas consultas. Não precisam vir as duas, três, quatro da manhã para pegar ficha, isso não existe mais”, afirma o secretário.

Pronto atendimento na cidade

Desde a segunda-feira, 23, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Ingracio, no bairro San Diego, funciona com status de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para casos de baixa complexidade. O tempo de funcionamento também foi estendido para 12 horas – das 7h às 19h –, para consolidar o local como referência nesse tipo de condição.

Um processo seletivo para ocupação de 26 vagas temporárias termina nesta sexta-feira, 27. É uma forma de reforçar as equipes diante da expansão da oferta, de acordo com Rodrigues. No pronto atendimento, foi feita uma reorganização para que dois médicos no período da manhã e outros dois à tarde estejam disponíveis para a população.

Após os ajustes na estrutura do posto, o local receberá os casos de urgência, e as unidades do Centro e do São Francisco deverão ser procurados para atendimentos que possam aguardar por marcação, através do teleatendimento. “Vamos ter ambulatório, enfermeiros e técnicos esperando a comunidade. Durante doze horas por dia teremos uma equipe de prontidão para atender”, diz o secretário.

Fortalecer a atenção básica

Com a ampliação dos serviços de baixa complexidade, o município busca reduzir o agravamento de doenças por falta de cuidados iniciais. “Vamos investir em atenção básica e fortalecer os postos de saúde. Assim vamos evitar o adoecimento da população”, pondera o gestor. Reformas foram iniciadas nas unidades de saúde, com adaptações nos ambientes de atendimento. “Com certeza daqui a alguns dias vocês verão diferença na saúde de Bom Retiro do Sul”, conclui Rodrigues.

Contatos para o teleatendimento

UBS Centro
3766-1640
UBS São Francisco
3766-3454

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