O governo municipal planeja contratar um estudo para resolver gargalos e apontar melhorias no trânsito da cidade. Como alternativa aos problemas apontados pelas comunidades, neste ano foram feitas mais de 25 indicações relacionadas ao assunto pelos vereadores. Entre os principais apontamentos, estão a colocação de quebra-molas e reforço nas sinalizações.
O prefeito Edmilson Busatto destaca que o estudo de melhorias deve ser contratado ainda neste ano e finalizado até o fim da gestão, em 2024. O objetivo é melhorar a mobilidade da população.
Na avaliação de Busatto, a construção de rótulas em locais com grande fluxo de veículos, como as ruas Senador Pinheiro Machado e Oswaldo Aranha, seria uma solução viável, embora os condutores tenham que se conscientizar. “Os acidentes acontecem porque os motoristas andam em alta velocidade”, aponta.
Quebra-molas
As mais de 25 indicações resultaram na colocação de oito quebra-molas no período de um ano. Ao transitar pela rua principal da cidade, a população também se depara com uma série de redutores de velocidade.
Na avaliação do prefeito, é necessário que além de um estudo de trânsito, os motoristas sejam conscientizados e respeitem as regras de trânsito. “Se for colocar quebra-molas em todos os locais que a população pede, não dá certo. Um estudo adequado apontaria a necessidade de todos que temos”, afirma.
Colocação de semáforo
Os vereadores Fábio Porto Martins (PSB) e João Pedro Pazuch (PSB) indicaram ao Executivo que seja feito um estudo de viabilidade para instalação de um semáforo que controle o fluxo entre as vias Senador Pinheiro Machado e Oswaldo Aranha. A matéria destaca a movimentação intensa entre as duas ruas e o alto índice de acidentes no local.
De acordo com Porto, a mesma solicitação foi feita em outras oportunidades. “Essas solicitações sempre caem no esquecimento. Dizem que não é necessário, mas vou continuar reforçando que é preciso. Não podemos esperar outro acidente”, destaca o parlamentar.
O prefeito afirma que a instalação de um semáforo no ponto referido será avaliada no estudo, mas acredita que a colocação de uma rótulo funcionaria melhor. “Semáforo a gente entende que não seja necessário neste momento. Falta conscientização dos condutores”, comenta.
Estacionamento
Outro ponto em avaliação pela administração municipal é a rotatividade dos estacionamentos. O chefe do Executivo acredita que seja mais uma forma de melhorar a mobilidade urbana. “Vamos avaliar no estudo e não haverá cobranças aos usuários. É uma maneira de garantir a circulação dos clientes nos comércios do centro”, declara Busatto.